Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com apoio da UFPI, 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece nesta quinta (21)
Início do conteúdo da página

Com apoio da UFPI, 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece nesta quinta (21)

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 16h12

WhatsApp_Image_2024-11-18_at_15.47.43.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a produtora local de um importante evento nacional de caráter cultural e social, a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, que acontecerá nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Teatro Torquato Neto, localizado no Complexo Cultural Clube dos Diários, a partir das 18h30.  

A cerimônia de abertura contará com a apresentação da peça teatral Tambores da Liberdade, uma homenagem à resistência e à luta por igualdade. Além disso, será realizada uma exibição especial de filmes que abordam questões sociais e uma recepção em tributo à cineasta Cristina Amaral, reconhecida por seu trabalho na produção audiovisual brasileira.

Produzida pelo Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a Mostra foi criada em 2006, em celebração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desde então, o evento é realizado em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, de forma presencial. Neste ano, a Mostra tem como tema "Viver com Dignidade" e contará com mais de 300 exibições e 250 pontos de exibição por todo o Brasil, abrangendo cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas, museus, escolas, universidades, centros culturais e associações. 

A Mostra também inclui oficinas de formação de professores sobre cinema e educação, promovidas pelo projeto Inventar com a Diferença, coordenado pelo laboratório KUMÃ, do Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF.

Com o objetivo de ampliar o acesso da população ao cinema, o evento promove um espaço democrático para debates sobre inclusão, cidadania e direitos fundamentais. Durante a programação, serão discutidas questões como diversidade cultural, justiça social e políticas públicas voltadas ao bem-estar coletivo.

A programação é gratuita e aberta ao público em geral, reforçando o papel transformador do cinema na sensibilização para os direitos humanos.

Fim do conteúdo da página