PROPESQI divulga relatório que destaca avanços nas áreas de Inovação e Pesquisa nos últimos anos
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou, no dia 18 de novembro, o relatório das ações desenvolvidas no período de 2021 a 2024. Com o objetivo de promover a transparência das atividades realizadas pela PROPESQI, o documento detalha as ações, conquistas, avanços e desafios enfrentados ao longo dos últimos anos, com foco no desenvolvimento da pesquisa e inovação na UFPI.
Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga. Foto: Arquivo SCS/UFPI
De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga, durante esse período houve o aprimoramento de programas fundamentais para a base da pesquisa na Instituição, como o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) e o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQDT). "No PIBIC, todas as quatro modalidades do programa tiveram aumento no número de bolsas, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento. Em relação ao PQDT, o número de bolsistas de produtividade cresceu três vezes, graças ao apoio às ações de desenvolvimento tecnológico", relata a gestora.
Keylla Urtiga também destaca a satisfação com os resultados alcançados pela Pró-Reitoria ao longo desses quatro anos, enfatizando não apenas a continuidade das ações de incentivo à pesquisa, mas também a criação de novas iniciativas. "São marcos expressivos das ações de incentivo à pesquisa dentro da Instituição, como o InovaUFPI, um programa criado para gerir a inovação por meio de um conjunto de novas ações que o integram", comemora a coordenadora.
Coordenador de Infraestrutura e Pesquisa da PROPESQI, Alexandre Maciel. Foto: Arquivo SCS/UFPI
Por sua vez, o coordenador de Infraestrutura e Pesquisa da PROPESQI, Alexandre Maciel, ressalta o trabalho realizado ao longo deste último ano. "A PROPESQI, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa, coordenou a participação de diversos pesquisadores de várias áreas do conhecimento da nossa Instituição em editais de expansão e recuperação da infraestrutura de pesquisa, bem como em iniciativas relacionadas aos acervos científicos, históricos e culturais", afirma o coordenador.
Alexandre Maciel, também professor de Física da UFPI, reforça as conquistas da Pró-Reitoria e destaca a expectativa por novos avanços até 2025. "Garantimos mais de R$ 9 milhões para a aquisição de equipamentos de médio e grande porte nas áreas de Ciência dos Materiais e Ciências Agrárias. Além disso, estamos aguardando a conquista de mais recursos até o final deste ano, além da execução de convênios já existentes, que somaram mais de R$ 10 milhões desde 2021, com projetos voltados à recuperação do parque de instrumentos de pesquisa da UFPI", conclui.
Dessa forma, a UFPI, por meio da PROPESQI, reafirma seu compromisso com a sociedade, na difusão do conhecimento científico e acadêmico, assim como na capacitação de novos pesquisadores e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Piauí e do Brasil.
Confira o documento na íntegra aqui.
Redes Sociais