Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PROPESQI divulga relatório que destaca avanços nas áreas de Inovação e Pesquisa nos últimos anos
Início do conteúdo da página

PROPESQI divulga relatório que destaca avanços nas áreas de Inovação e Pesquisa nos últimos anos

Imprimir
Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 14h40

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou, no dia 18 de novembro, o relatório das ações desenvolvidas no período de 2021 a 2024. Com o objetivo de promover a transparência das atividades realizadas pela PROPESQI, o documento detalha as ações, conquistas, avanços e desafios enfrentados ao longo dos últimos anos, com foco no desenvolvimento da pesquisa e inovação na UFPI.

VISITA_OXFORD-5_1.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga. Foto: Arquivo SCS/UFPI

De acordo com a coordenadora de Pesquisa e Inovação da UFPI, Keylla Urtiga, durante esse período houve o aprimoramento de programas fundamentais para a base da pesquisa na Instituição, como o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) e o Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PQDT). "No PIBIC, todas as quatro modalidades do programa tiveram aumento no número de bolsas, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), principal agência de fomento. Em relação ao PQDT, o número de bolsistas de produtividade cresceu três vezes, graças ao apoio às ações de desenvolvimento tecnológico", relata a gestora.

Keylla Urtiga também destaca a satisfação com os resultados alcançados pela Pró-Reitoria ao longo desses quatro anos, enfatizando não apenas a continuidade das ações de incentivo à pesquisa, mas também a criação de novas iniciativas. "São marcos expressivos das ações de incentivo à pesquisa dentro da Instituição, como o InovaUFPI, um programa criado para gerir a inovação por meio de um conjunto de novas ações que o integram", comemora a coordenadora.

Espaço Interativo da Física da UFPI leva aprendizado de forma dinâmica para  a população

Coordenador de Infraestrutura e Pesquisa da PROPESQI, Alexandre Maciel. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Por sua vez, o coordenador de Infraestrutura e Pesquisa da PROPESQI, Alexandre Maciel, ressalta o trabalho realizado ao longo deste último ano. "A PROPESQI, por meio da Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa, coordenou a participação de diversos pesquisadores de várias áreas do conhecimento da nossa Instituição em editais de expansão e recuperação da infraestrutura de pesquisa, bem como em iniciativas relacionadas aos acervos científicos, históricos e culturais", afirma o coordenador.

Alexandre Maciel, também professor de Física da UFPI, reforça as conquistas da Pró-Reitoria e destaca a expectativa por novos avanços até 2025. "Garantimos mais de R$ 9 milhões para a aquisição de equipamentos de médio e grande porte nas áreas de Ciência dos Materiais e Ciências Agrárias. Além disso, estamos aguardando a conquista de mais recursos até o final deste ano, além da execução de convênios já existentes, que somaram mais de R$ 10 milhões desde 2021, com projetos voltados à recuperação do parque de instrumentos de pesquisa da UFPI", conclui.

Dessa forma, a UFPI, por meio da PROPESQI, reafirma seu compromisso com a sociedade, na difusão do conhecimento científico e acadêmico, assim como na capacitação de novos pesquisadores e profissionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Piauí e do Brasil.

Confira o documento na íntegra aqui.

Fim do conteúdo da página