O Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba, recebeu, no dia 30 de maio, o Encontro Técnico sobre o Diagnóstico Estratégico Situacional da Rota das Emoções, promovido pelo Ministério do Turismo. O evento fez parte das atividades previstas pelo contrato de empréstimo firmado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver ações de Apoio ao Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) Nacional. O Encontro foi organizado pela coordenadora Especial de Extensão, Prof.ª Simone Cristina Putrick, e pelo Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O PRODETUR prevê, dentre suas atividades, a realização de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Regional, para a Região denominada Rota das Emoções, que engloba três áreas de conservação ambiental: Jericoacoara-CE, Delta do Parnaíba-PI e Lençóis Maranhenses-MA.
Durante o Encontro, consultores do Consórcio contratado pelo Ministério do Turismo para execução do projeto apresentaram e discutiram os resultados preliminares dos trabalhos que vêm sendo realizados desde o início de 2014. As atividades incluem um conjunto de pesquisas, estudos, visitas técnicas e entrevistas nos municípios que compõem a Rota das Emoções.
Apresentação durante Encontro
Os gestores públicos presentes apontaram suas considerações e indicaram ajustes ao diagnóstico, que serão de grande valia para a construção de propostas, estratégias e ações consistentes para o desenvolvimento do Turismo na região.
O Projeto busca estruturar e consolidar o produto turístico da Rota das Emoções, identificando as intervenções necessárias para qualificar o turismo oferecido em toda sua extensão. Desse modo, o objetivo do projeto é tornar a Rota um produto turístico atrativo aos turistas nacionais e internacionais com, consequente, benefício à população local, valorizando o ambiente natural, social e econômico.
Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo - PRODETUR
Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística. A partir do planejamento das áreas prioritárias, são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda, principalmente para a população local.
Os investimentos do Programa são operacionalizados pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com organismos multilaterais, em especial, com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento, que atuam como financiadores internacionais. O Programa inclui ações nos âmbitos regional, estadual e municipal.
A execução dos projetos podem ser acompanhadas pelo site da Secretaria de Assuntos Internacionais (SEAIN), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (www.planejamento.gov.br/ministerio).
Fonte: Com informações do site www.turismo.gov.br.