NUPEC e PPGS/UFPI realizam Encontro Nacional da Rede de Observatórios da Segurança

O Núcleo de Pesquisa sobre Crianças, Adolescentes e Jovens (NUPEC) e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI) tem o prazer de recepcionar pesquisadores e pesquisadoras da Rede de Observatórios da Segurança para o Encontro Nacional, que acontece no período de 11 a 13 de novembro.

O Encontro da Rede reunirá pesquisadores e pesquisadoras de nove estados, para discutir temas acerca da violência em nosso país. Durante o Encontro será lançada a 5ª Edição do “PELE ALVO: Mortes que revelam um padrão”. 

Pelo quinto ano consecutivo, a Rede de Observatório da Segurança apresenta os números de pessoas pretas e pardas mortas pela polícia nos estados monitorados. No último ano, foram 2.782 vidas negras ceifadas pelo Estado em nove estados do Brasil. Os dados mostram que as ações policiais têm um padrão racista de atuação.

A Bahia foi o único estado a passar de mil mortes por intervenção policial; Manaus concentrou mais da metade das mortes do estado do Amazonas; Maranhão forneceu dados raciais pela primeira vez em cinco edições; Pernambuco teve o maior aumento de mortes pela polícia; e a maioria das vítimas do Ceará tem entre 12 e 29 anos.

A Comissão Organizadora convida a comunidade piauiense em geral para o lançamento do Relatório “PELE ALVO: Mortes que Revelam um Padrão”, que acontecerá no Auditório Principal do IFPI Central, Praça da Liberdade, 1597 – Centro, dia 12 de novembro, às 14h.

Segundo a Coordenadora do NUPEC, professora Lila Luz, a participação do NUPEC na Rede de Observatórios e a oportunidade de acolher a Rede para o lançamento do “PELE ALVO”: “É muito significativo para potencializar o debate sobre segurança pública no Piauí, bem como chamar a atenção para a realidade da segurança em nosso Estado”, enfatizou.

Acesse a 5ª edição do “PELE ALVO”.