Abertura do VIII ENID e do V SEG destaca o papel da IA no ensino superior
Abertura do VIII ENID e V SEG no Cine Teatro; evento faz parte do SIUFPI 2024
O penúltimo dia dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024) aconteceu nesta quinta-feira (07/11), oferecendo uma programação rica que incluiu a abertura oficial do VIII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e do V Seminário de Ensino de Graduação (SEG). Realizado no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, o evento contou com debates e apresentações que exploraram o impacto e as possibilidades da Inteligência Artificial (IA) no ensino superior.
Mesa-redonda “Impactos da IA no Ensino: Limites e Possibilidades”
A programação do dia incluiu uma mesa-redonda com o tema “Impactos da IA no Ensino: Limites e Possibilidades”, reunindo a professora Márcia Cristiane Eloi Silva Ataíde (CCN/UFPI), o professor Francisco das Chagas Imperes Filho (CEAD/UFPI) e o especialista Gabriel Feitosa Melo Coelho, analista de sistemas do Núcleo Estratégico de Tecnologia e Governo Digital. Realizado das 14h às 16h, o debate ofereceu uma análise profunda sobre a integração da IA no ambiente educacional, abordando desde oportunidades de inovação até os desafios éticos e técnicos envolvidos.
A abertura oficial foi marcada por uma emocionante apresentação da Orquestra e Coral da UFPI, proporcionando aos participantes um momento de celebração e arte.
V SEG: Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso com foco em IA
No V SEG, estudantes de graduação têm a oportunidade de apresentar seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com destaque para o uso da IA no ensino superior. Os trabalhos estão organizados em três eixos temáticos: Inteligência Artificial, Inteligência Artificial e Ética no Ensino Superior, e Inteligência Artificial e Práticas Docentes. O evento visa promover uma compreensão mais aprofundada sobre as potencialidades da IA na educação e incentivar debates críticos sobre seus desafios.
Entre os trabalhos apresentados, 27 serão premiados como destaques, com três projetos reconhecidos em cada eixo temático, por campus, abrangendo os quatro campi da UFPI. Essa premiação busca valorizar a inovação e o rigor científico dos estudantes, incentivando o compartilhamento de conhecimento na comunidade acadêmica.
VIII ENID: Incentivo à Formação Docente com Tecnologias Inovadoras
O VIII ENID é voltado para trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP), com o objetivo de fortalecer a formação de futuros professores. Temas como novas tecnologias na educação, IA e interdisciplinaridade são abordados nas modalidades de Relato de Experiência ou Pesquisa Científica, distribuídos em cinco grupos de trabalho que tratam de aspectos essenciais da prática docente.
Professora Ágata Laisa Larenberg Alves Cavalcanti
“No contexto do programa PIBID, ele vem se consolidando ao longo dos anos como um espaço de integração entre teoria e prática, onde a educação é vista como um processo dinâmico e transformador. Esse programa oferece aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar a docência no cotidiano escolar, contribuindo ativamente para o desenvolvimento educacional”, destacou a professora Ágata Laisa Larenberg Alves Cavalcanti, coordenadora geral do evento.
Ao final do evento, 40 projetos de destaque serão premiados, com dois projetos selecionados em cada um dos cinco grupos de trabalho por campus, celebrando a inovação e o comprometimento dos estudantes e professores.
A programação seguiu com apresentações de trabalhos nas salas credenciadas, das 16h30 às 18h e das 19h às 20h30. Os eventos do VIII ENID e V SEG reforçam o compromisso da UFPI com a formação docente, a pesquisa e a integração da Inteligência Artificial como uma ferramenta transformadora na educação superior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e preparando futuros profissionais para os desafios e oportunidades do século XXI.
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