SIUFPI celebra 30 anos de Iniciação Científica na UFPI com lançamento de livro
Livro foi lançado no SIUFPI 2024
Como parte da sexta edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), foi lançado na quarta-feira (6/11) o livro "Iniciação Científica na UFPI: Três décadas de aprendizados e transformações". O evento, realizado no Cine Teatro da UFPI e transmitido pelo canal UFPITV no YouTube, destacou a trajetória dos trabalhos acadêmicos de estudantes da instituição, reunidos pela professora Guiomar de Oliveira Passos para compor esta obra.
Entre os presentes, estavam o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o coordenador geral do SIUFPI, Alexandre Maciel; a coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga; e a coordenadora de Programas Acadêmicos do CNPQ, Lucimar Batista de Almeida.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
"A pós-graduação não existe sem a graduação", enfatizou o reitor Gildásio Guedes, ressaltando a importância de aprofundar os estudos antes mesmo de iniciar a carreira na pesquisa. "Estamos lançando bases sólidas com resoluções como a de nº 171, que promove a prestação de serviços especializados baseados na experiência dos docentes e técnico-administrativos, incentivando o intercâmbio de conhecimentos. É essencial abrir a Universidade para a sociedade, valorizando aqueles que, além de sua carga horária, desejam contribuir também na indústria, no comércio ou em outras instituições", frisou.
Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga
A professora Keylla Urtiga destacou o papel dos eventos acadêmicos na promoção do desenvolvimento científico e na formação de novos pesquisadores. “Neste ano, comemoramos importantes avanços na Coordenação de Pesquisa e Inovação, incluindo o aumento das bolsas de iniciação científica do CNPQ, tanto na ampla concorrência quanto nas ações afirmativas. Houve também um acréscimo significativo nas bolsas de iniciação tecnológica, reflexo do reconhecimento do CNPQ ao potencial de nossos estudantes e da nossa eficiência na prestação de contas”, afirmou.
Professora Guiomar de Oliveira Passos
Em seu discurso, a professora Guiomar de Oliveira Passos salientou que a iniciação científica beneficia tanto os estudantes quanto os professores envolvidos no processo. “Nesta obra coletiva, reunimos pesquisadores de várias áreas, com os mais expressivos na iniciação científica. Entendemos que a produção científica e seus promotores merecem registro, e o livro é um símbolo duradouro da ciência e do conhecimento”, explicou.
A professora Rosa Rossini, uma das autoras do livro, ressaltou a relevância da obra para a reflexão sobre a iniciação científica, destacando o compromisso da Universidade com a formação dos novos profissionais. “O livro abrange tanto as especificidades de cada área quanto o significado e a importância do programa para os cursos e discentes, bem como para os orientadores”, observou.
Sobre a autora
Guiomar de Oliveira Passos é graduada em Serviço Social, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora titular aposentada da UFPI, atuou no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e no Departamento de Serviço Social. Atualmente, é professora visitante na Universidade Federal do Amazonas, no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS). Possui experiência em pesquisa na área de Educação, com foco em acesso ao ensino superior, análise e avaliação de programas e políticas de educação básica e superior.
Confira mais fotos:
Redes Sociais