SIUFPI debate “Inovação, Internacionalização e IA” em mesa-redonda sobre futuro educacional
Mesa de discussão “O Futuro da Educação: Inovação, Internacionalização e Inteligência Artificial (IA)”
Na quarta-feira, 6 de novembro, durante a programação do VI Seminário Integrado da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), ocorreu uma mesa-redonda sobre “O Futuro da Educação: Inovação, Internacionalização e Inteligência Artificial (IA)”, mediada pelo gerente de Inovação da PROPESQI, Albermerc Moraes, e com a presença dos professores Fábio Rocha Barbosa e Roberto Alves de Sousa Luz. A palestra integrou a programação dos eventos organizados pela PROPESQI dentro do SIUFPI.
Gerente de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moraes
A discussão focou no papel da ciência e da tecnologia, com ênfase na internacionalização, inteligência artificial e inovação na educação. Um dos projetos destacados foi uma startup que utiliza IA para o ensino de línguas na universidade, exemplificando os esforços do InovaUFPI para promover a internacionalização.
Professor Fábio Rocha
O professor Fábio Rocha mencionou que foi inspirado pelos movimentos de inovação dentro da Universidade e acredita que este é um ambiente propício para o desenvolvimento. “A inteligência artificial pode ser um ponto de partida interessante para discutirmos estratégias de inovação no ensino, aproveitando a pesquisa e a extensão para fortalecer os pilares da Universidade”, ressaltou.
Professor Roberto Alves
O professor Roberto Alves, por sua vez, apontou a urgência do tema, destacando que, no que se refere à educação, muitas vezes enfrentamos uma perspectiva defasada. Ele defendeu um equilíbrio no uso da IA, observando que a eficácia dessa tecnologia depende de como é aplicada, e sublinhou a importância de atualizar os programas de capacitação docente para acompanhar os avanços tecnológicos. “A inteligência artificial tem sido amplamente discutida em dois extremos: como uma ferramenta que resolverá todos os problemas da educação ou, ao contrário, como algo que poderá substituir o papel dos professores e das escolas”, comentou.
Entre os temas abordados, discutiu-se como a plataforma Leia utiliza IA para aprimorar o aprendizado de idiomas, reforçando a importância de conectar novos conhecimentos às habilidades linguísticas prévias dos estudantes, independentemente de sua formação. A plataforma também emprega IA para identificar erros de linguagem e corrigi-los por meio de métodos interativos, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz.
Outro destaque da mesa foi o projeto “Deu Química”, que traduz conhecimentos científicos para um conteúdo mais acessível, adaptando métodos de ensino envolventes para alunos imersos em ambientes digitais. Utilizando o conceito de "gancho pedagógico", o professor Roberto promove o engajamento criativo dos alunos e transforma a forma como eles percebem e interagem com o conteúdo educacional.
A mesa-redonda encerrou com uma discussão sobre a importância de editais para impulsionar o desenvolvimento desse tipo de projeto, assim como da relevância de palestras voltadas a esses temas. Os palestrantes incentivaram os educadores a adotarem uma postura empreendedora e a incorporarem uma mentalidade de inovação no sistema educacional, de modo a capacitar os alunos e promover avanços no campo da educação.
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