Mesa de abertura do XI SEMAE
Na manhã desta quinta-feira (7), foi realizada a abertura do XI Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) no Cine Teatro. O evento, parte dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI), tem como tema de sua décima primeira edição "Inteligência Artificial e Bem-estar Psicossocial". O objetivo é discutir o impacto das tecnologias de IA no processo de ensino-aprendizagem e suas consequências para o bem-estar mental dos estudantes, promovendo reflexões sobre a necessidade de suporte emocional frente aos desafios acadêmicos no contexto das inovações tecnológicas.
A palestra de abertura, intitulada "Impacto da Inteligência Artificial na Saúde Mental: Desafios e Possibilidades", foi ministrada pela psicóloga e pesquisadora Karen Priscila Del Rio Szupszynski, docente de Psicologia na PUC-RS. Após essa sessão inicial, cada campus da Universidade seguiu com sua programação, composta por rodas de conversa, talk shows, palestras e oficinas, adaptadas às necessidades de cada região.
Coordenador geral do SIUFPI, Alexandre Maciel
Segundo Alexandre Maciel, coordenador geral do SIUFPI, o SEMAE tem grande importância ao trazer à tona o debate sobre essas inovações e sua aplicação no cotidiano acadêmico. “Hoje em dia, as redes sociais estão profundamente integradas com Inteligência Artificial, monitorando comportamentos e ações. Discutir isso dentro da Universidade é fundamental, pois precisamos entender e mediar o impacto dessas tecnologias na sala de aula e na saúde mental, que é constantemente exposta a esses estímulos digitais. Esse suporte é justamente uma das funções da assistência social”, destacou.
Assistente Social da PRAEC, Jociara Lima
A coordenadora do evento, Jociara Lima, ressaltou a relevância do tema para os estudantes da Instituição: “Acreditamos que a importância da temática está na relação com o crescimento das mídias sociais, o uso de Inteligência Artificial e as manipulações de imagem. Por meio do SEMAE, vamos procurar promover o cuidado com a saúde mental dos alunos, tanto em Teresina quanto nos demais campi, abordando aspectos pedagógicos e sociais da vida universitária”.
Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene
Hoje, a IA faz parte do dia a dia de grande parte da população e pode tanto trazer benefícios quanto riscos, dependendo de como é utilizada. Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, explicou o motivo da escolha do tema e a preocupação com o bem-estar mental. “A PRAEC se atentou ao fato de que o uso excessivo da IA pode gerar transtornos mentais. Por isso, elaboramos uma programação que promova o uso responsável dessas tecnologias, evitando dependências e vícios. Queremos mostrar que o uso adequado é positivo, mas o uso inadequado pode trazer vários prejuízos. Esse tema está sendo abordado não só em Teresina, mas também nos campi de Picos, Floriano e Bom Jesus, focando no uso ético e responsável da IA, tanto no aprendizado quanto na vida pessoal”, afirmou.
Thays Dias Moraes
Em seu discurso, Thays Dias Moraes, coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes, reforçou a importância dessa discussão para os estudantes. “Nossa universidade debate intensamente a assistência social e a permanência estudantil. Esse é mais um espaço para refletirmos sobre o papel da tecnologia em nossa rotina. A inteligência artificial está em ascensão e precisamos, enquanto acadêmicos, entender como ela pode contribuir para nossa assistência estudantil e para o fortalecimento da comunidade acadêmica”, disse.
Chefe do Serviço de Odontologia da PRAEC, Patrick Quelemes
Por fim, Patrick Quelemes, odontólogo e chefe do Serviço de Odontologia da PRAEC, comentou a escolha do tema de acordo com as demandas dos estudantes: “Buscamos atender às demandas dos alunos, trazendo algo que integrasse as novas tecnologias ao seu cotidiano. A palestra de hoje aborda como essas inovações impactam, positiva e negativamente, a mente e a percepção dos estudantes, especialmente dos que estão ingressando no ensino superior”, concluiu.
Apresentação musical iniciou o XI SEMAE
A cerimônia contou com transmissão ao vivo por meio do canal UFPITV no YouTube. A solenidade de abertura contou também com apresentação artística de Beatriz da Silva Rodrigues, discente do curso de Música da Instituição, assistida pelo Núcleo de Acessibilidade da UFPI. Na ocasião, a mesa de honra foi composta por Mônica Arrivabene, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; Alexandre Castro Maciel, coordenador-geral do SIUFPI; a assistente social Jociara Lima, coordenadora do evento e da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM); Thays Dias de Moraes, coordenadora-geral do DCE e discente da Universidade.