UFPI realiza cerimônia de premiação do Desafio InovaUFPI e anuncia novo edital de incubação de empresas
Solenidade de assinatura de equipes premiadas pelo Desafio InovaUFPI
Na tarde da quarta-feira, 6 de novembro, o Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco da cerimônia de assinatura do termo de outorga das equipes premiadas pelo Desafio InovaUFPI, durante a VI edição do Seminários Integrados (SIUFPI). O evento marcou um momento significativo para a promoção da inovação e empreendedorismo na comunidade acadêmica.
O Desafio InovaUFPI tem como objetivo fomentar a criação de ideias inovadoras para atender às demandas da universidade. Entre os projetos premiados, destaca-se o "Localiza UFPI", um aplicativo desenvolvido para solucionar problemas de localização interna no campus, oferecendo rotas otimizadas aos usuários.
Professora Mayra Fernandes
A professora Mayra Fernandes ressaltou a importância da iniciativa. "É fundamental exaltar o que a universidade tem de bom e os projetos que são benéficos para a instituição. O InovaUFPI veio para nos fazer acreditar em nossas ideias”, declarou Maira.
Professora Renata Babosa
A equipe vencedora, UFPIMakers, coordenada pela professora Renata Barbosa, apresentou um projeto de reciclagem para impressão 3D. O grupo receberá um apoio financeiro de R$ 38 mil para desenvolver a ideia em um prazo de até seis meses. A ideia principal é buscar material reciclável para a coleta de filamentos e usá-los como matéria-prima para a impressão 3d de produtos.
Gerente de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moraes
Albemerc Moraes, Gerente de Inovação da PROPESQI, enfatizou o caráter pioneiro da iniciativa: "Essa ação é um incentivo inédito da UFPI para estimular alunos e professores a concorrerem a um edital de inovação a nível nacional. Esperamos que essa semente frutifique e gere bons resultados para a universidade”, afirmou o coordenador.
Durante o evento, foi anunciado também o segundo edital para incubação de empresas pela INBATE, com um investimento de R$ 144 mil. O objetivo é selecionar até quatro startups com produtos, processos ou serviços inovadores para pré-incubação, visando apoiar a transferência de tecnologias, pesquisas e negócios, além de fortalecer o ecossistema de inovação do Piauí. As equipes devem ser compostas por um docente e três discentes, com inscrições abertas de 6 de novembro a 18 de dezembro.
Confira mais fotos:
Redes Sociais