Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade marca abertura do Programa de Doutorado em Enfermagem

Solenidade marca abertura do Programa de Doutorado em Enfermagem

Para marcar o início das atividades do semestre, o Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGEnf/UFPI), mestrado e doutorado, realizou Conferência Magna na tarde dessa terça-feira (03), no Auditório do Departamento de Enfermagem. O evento oficializa o início das atividades do doutorado em Enfermagem, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em dezembro de 2013.

A palestra magna foi proferida pela professora da Coordenadora da área de Enfermagem da Capes e docente da Universidade Federal de Goiás (UFGO), Dr.ª Denize Bouttelet, que abordou a temática "A pós-graduação, o pós-graduando e o desafio da produção do conhecimento inovador na Enfermagem".

Mesa de honra (da esquerda para a direita): Prof.ª Dr.ª Claudete Ferreira, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família; Prof.ª Dr.ª Benevina Maria, Coordenadora do curso de Enfermagem; Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, diretora do Centro de Ciências da Saúde; Prof. Dr. Helder Cunha, Pró-Reitor de Pós-Graduação; Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora; Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento, chefe do departamento de Enfermagem; Prof.ª Dr.ª Inez Sampaio, coordenadora da pós-graduação em enfermagem; Prof.ª Msc. Olívia Dias, doutoranda.

Presente na ocasião, a Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância da implantação do Programa à instituição e ao curso. "A política da Universidade é de apoiar e incentivar a pesquisa e a pós-graduação. A instituição do doutorado na área de Enfermagem é, pois, o resultado de um processo de amadurecimento e compromisso de uma ação conjunta de alunos, professores e administradores", ressaltou.

Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, vice-reitora da UFPI

Segundo o Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Helder Cunha, esse é o oitavo programa de doutorado instaurado na UFPI em 10 anos e se constitui como o primeiro do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Rebeca Mendes, aluna do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Para a aluna do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Rebeca Monteiro, "a implantação do doutorado abrirá novos horizontes, uma vez que permitirá um empenho maior dos estudantes na pesquisa em um nível mais elevado".

Prof.ª Msc. Chrystiany Plácido, doutoranda

Chrystiany Plácido, professora do Curso de Enfermagem e aluna do doutorado, ressaltou a relevância do reconhecimento e aprovação da Capes ao doutorado da referida graduação. "Ter um doutorado na instituição facilitou o acesso aqueles que almejavam obter essa pós-graduação e não conseguiam devido a dificuldade de deslocamento", afirmou.

Coordenadora da área de Enfermagem da Capes e docente da UFGO, Prof.ª Dr.ª Denize Bouttelet

A conferencista do evento destacou a relevância cinetífica do doutorado. "O doutorado é o ápice da formação científica de um profissional e tê-lo na própria instituição possibilita o desenvolvimento da área e a terminalidade da formação de um aluno", afirmou Dr.ª Denize Bouttelet.