UFPI participa de tratativas para o MINTER em Ensino em Biociências e Saúde no Piauí

WhatsApp_Image_2024-11-06_at_14.31.53.jpeg

As reuniões tratam da implantação do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ensino em Biociências e Saúde

Na manhã desta quarta-feira (06), foram realizadas três reuniões — no Instituto Federal do Piauí (IFPI), no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco e na prefeitura de São Raimundo Nonato — para definir as tratativas de implantação do Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ensino em Biociências e Saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS/IOC/Fiocruz), criado em 2004, é uma iniciativa do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e oferece cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, com o objetivo de capacitar profissionais graduados que atuam como educadores e trabalhadores na área de saúde, ciência e tecnologia.

A reunião contou com a presença do vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, que ressaltou a longa história de colaboração entre a UFPI e a Fiocruz, que já ultrapassa 40 anos, fortalecendo a formação e o conhecimento no Piauí. "A Universidade Federal do Piauí mais uma vez se destaca. Com esta oportunidade, contribuímos ainda mais para o desenvolvimento do estado”.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa, ressaltou a importância da parceria para o desenvolvimento educacional e científico da região. Segundo ela, o programa de MINTER e DINTER permite que instituições promotoras, como a Fiocruz, levem cursos de pós-graduação stricto sensu a instituições receptoras, promovendo qualificação em Ensino em Biociências e Saúde em regiões estratégicas, como São Raimundo Nonato.

Lis Marinho, coordenadora do DINTER em Ensino em Biociências e Saúde na UFPI, membro do Núcleo de estudos pesquisa e extensão em educação permanente para o SUS (NUEPES) enfatizou que a presença de um núcleo da Fiocruz na região da Serra da Capivara fortalece a disseminação do conhecimento científico e cultural na área, impactando positivamente o comportamento e as práticas educacionais e de saúde.

Lis Marinho explicou que as reuniões discutiram o intercâmbio entre as instituições e a possível implementação do MINTER, além da criação de vagas fora de sede em parceria com a UNIVASF e o IFPI. Ela destacou a relevância de cursos e eventos direcionados à região, contando com o apoio irrestrito do prefeito eleito, e convidou os técnicos administrativos das instituições visitadas a participarem do projeto, visando fortalecer a formação local e assegurar recursos que possibilitem a presença de professores em São Raimundo Nonato.

Na oportunidade, a reunião contou com a presença de Jacenir Mallet (FIOCRUZ/PI), Daniel Gibaldi (IOC/FIOCRUZ/EBS),, Paulo Roberto Soares (IOC/FIOCRUZ/EBS), ulio Viana Barbosa (IOC/FIOCRUZ/EBS), Fernanda campelo, discente (IOC/FIOCRUZ/EBS), Aline Assunção, discente (IOC/FIOCRUZ/EBS), Maisa de Sousa, discente DINTER/EBSUFPI, Ivone Venâncio (SESAPI), Rosane Meirelles (IOC/FIOCRUZ/EBS), Zenira Martins (SESAPI), Cristiane Moura Fé (SESAPI), Joselma Alves (SESAPI), além de outros professores e representantes do IFPI, UNIVASP, que reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da educação e saúde no interior do Piauí, expandindo o conhecimento científico e técnico para diferentes comunidades e setores.

WhatsApp_Image_2024-11-06_at_14.31.55.jpeg