XIV SEMEX e XI MC trazem à Universidade uma rica programação cultural e apresentações de trabalhos
Feiras culturais durante o XIV SEMEX e XI Mostra das Comunidades
O XIV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a XI Mostra das Comunidades (MC), que integram os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024), realizaram uma série de mostras culturais e apresentações de trabalhos na terça-feira, 5 de novembro. Em Teresina, foram promovidas três feiras culturais: a equipe B-R-O BRÓ UFPI na competição de baja mauritsstad, artes do PTIA, e o K-12/STEM Experience: Ciência e Tecnologia na Prática. Bom Jesus também sediou uma feira cultural. As apresentações orais foram distribuídas entre os campi, com 24 trabalhos em Bom Jesus, 7 em Floriano, 45 em Picos e 86 em Teresina. Já os pôsteres contaram com 7 exibições em Bom Jesus, 8 em Floriano, 16 em Picos e 34 em Teresina. Houve ainda performances artísticas em Teresina e Picos.
O coordenador do SEMEX e da MC, professor Kelsen Arcângelo Ferreira e Silva, destacou o impacto positivo das atividades culturais realizadas no espaço Rosa dos Ventos, que proporcionaram uma grande troca de conhecimentos para os presentes. "Tivemos o PTIA, o K-12 e o Baja, que trouxeram uma riqueza de informações para nossos participantes e visitantes do SEMEX, incluindo alunos de escolas públicas e pessoas de fora da UFPI, além da comunidade acadêmica como um todo. No geral, podemos dizer que o SEMEX foi muito proveitoso para todos, uma grande oportunidade para nós, organizadores, que estão de parabéns pelo empenho e dedicação, e para a comunidade que prestigiou intensamente o nosso 14º SEMEX", ressaltou.
Carro desenvolvido por estudantes
Entre os projetos apresentados, destacou-se o desenvolvimento de um carro de corrida off-road, idealizado por estudantes de diversos cursos de engenharia da UFPI. O projeto visa criar um protótipo que competirá em diferentes tipos de terreno. Fagner Henrique de Sousa, estudante de Engenharia de Materiais, comentou sobre a importância do projeto: "O carro foi projetado para competições regionais e nacionais, e ver nosso protótipo tomar forma, com a possibilidade de competir internacionalmente, é uma oportunidade incrível para representar nossa universidade no cenário global", frisou.
Verônica Teles
Outro destaque foi a exposição do Programa de Extensão Universitária voltado para Pessoas Idosas - PTIA. A gerontóloga Verônica Teles falou sobre a importância da continuidade desse programa na UFPI. Segundo ela, as atividades visam promover o bem-estar e a integração social da pessoa idosa, com ofertas como nutrição, ginástica funcional, história de vida, jardinagem, dança e muito mais.
A professora ressaltou ainda o valor do trabalho produzido para toda a sociedade. "É uma troca geracional encantadora entre os graduandos, docentes e as pessoas idosas, que beneficia a saúde desse grupo. Durante o seminário, temos a oportunidade de mostrar tudo o que produzimos", afirmou.
O SIUFPI seguirá até o dia 8 de novembro, proporcionando uma programação diversificada que inclui seminários, apresentações de trabalhos de iniciação científica e discussões em diversas áreas.
Acesse também o site: https://siufpi2024.ufpi.edu.br/
Confira mais fotos:
Redes Sociais