Bibliotecário Lucas Martins durante palestra
Na tarde desta terça-feira (05), foi realizada a palestra intitulada "Inovações para Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Pesquisadores", durante o VI Seminário Integrado da Universidade Federal do Piauí. A palestra explorou como a IA pode apoiar pesquisadores e acadêmicos em suas investigações por meio de diferentes ferramentas de inteligência artificial. Com esses recursos, é possível criar diversos elementos de forma original e autônoma, como textos, imagens, discursos, códigos de programação, entre outros.
O palestrante, o bibliotecário Lucas Martins, discorreu sobre o conceito de Inteligência Artificial e o uso de diferentes tipos de IA no contexto acadêmico, destacando as principais potencialidades dessas tecnologias e seu valor para o trabalho de pesquisa. O professor também refletiu sobre as limitações no uso dessas ferramentas.
Mestrando em Filosofia, Francisco Joel
Para o mestrando em Filosofia da UFPI, Francisco Joel, a discussão sobre IA no ambiente universitário oferece um suporte significativo para a realização de pesquisas, além de promover uma reflexão importante sobre os limites éticos de sua utilização.
“É importante considerar como a IA pode se aliar a nós, que estamos na universidade e somos pesquisadores. Precisamos entender como ela pode nos auxiliar e, ao mesmo tempo, reconhecer os limites éticos do seu uso, para que não viole questões de ética e propriedade intelectual. Assim, evitamos o uso indevido dessa tecnologia e maximizamos seu potencial para aprimorar nossos trabalhos de pesquisa,” destacou o mestrando.
Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Catarina Silva Lima
Já para a mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Catarina Silva Lima, o uso da IA no ambiente acadêmico amplia o apoio aos estudos, beneficiando tanto os estudantes quanto os orientadores.
“A palestra foi muito interessante. Ela trouxe assuntos que vão ajudar nas pesquisas, pois hoje em dia há muita demanda durante o processo de pesquisa, e a IA é uma ferramenta valiosa nesse sentido. O palestrante apresentou tópicos que serão úteis tanto para quem está na fase de pesquisa, como nós, mestrandos, quanto para os orientadores,” comentou Catarina.
A palestra “Inovações para Inteligência Artificial Generativa: Aplicações para Pesquisadores" integra o Ciclo de Palestras promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí, como parte dos VI Seminários Integrados da UFPI.