“Excelência acadêmica na Pós-Graduação” é o tema de abertura do VIII Ciclo de Palestras da PRPG
Solenidade de abertura do VIII Ciclo de Palestras; evento compõe a programação do SIUFPI 2024
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na tarde desta terça-feira (5) a abertura do VIII Ciclo de Palestras da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), no Cine Teatro da UFPI, localizado no Espaço Rosa dos Ventos, Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina. O evento faz parte do VI Seminários Integrados (SIUFPI), realizado anualmente com objetivo de congregar conhecimento e pesquisa da comunidade acadêmica da Instituição, com palestras e apresentações de trabalhos de docentes, discentes e pesquisadores. O ciclo iniciou com a participação da coordenadora da Pós-Graduação em Biociência e Saúde da Fiocruz e palestrante, professora Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa, ministrando a palestra “Ações e perspectivas para alcançar a excelência: Experiência do PPGEBS/IOC/Fiocruz”.
Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo
O vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo, destacou a parceria da Universidade com a Fundação Oswaldo Cruz, bem como as ações da Instituição, por meio da PRPG rumo a internacionalização dos programas, citando oportunidades de doutorado no exterior. Aproveitou do momento também para destacar as ações de interiorização da Instituição, com a oferta da pós-graduação nos campi fora de sede, a fim de garantir ensino de excelência para piauienses de regiões interioranas, de modo que possam levar conhecimento e serviço de qualidade a suas comunidades de origem sem necessariamente se deslocarem até a capital.
“A Universidade tem que manter um canal aberto com a sociedade. A sociedade tem de conhecer esses canais. Isso é o que faz com que o aluno se movimente. Por exemplo, a interiorização da medicina. Se você interiorizar a área, você vai conseguir fazer com que o profissional se forme na sua comunidade de origem, que ele trabalhe onde mora. Estando lá, diminui as vindas de pessoas para a capital em busca de atendimento”, explica o vice-reitor.
Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo
Em sua fala durante a abertura do evento, a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, professora Regilda Moreira-Araújo, destacou os esforços da Universidade em aprimorar continuamente a qualidade do ensino em nível de mestrado e doutorado. Acrescentou que atualmente a instituição possui 18 programas de pós-graduação com nota cinco e mais 2 com nota 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), argumentando que a instituição continua a se empenhar para garantir uma avaliação de excelência.
“No próximo ano, 2025, ocorrerá a avaliação dos programas pela CAPES, e estamos bem esperançosos de conseguir aproveitar ainda mais a nossa população, tanto com docentes, quanto discentes. Temos muito ainda que construir, muito que ganhar, mas nós já avançamos muito. Quero parabenizar todos os coordenadores que participaram ativamente da gestão e parabenizar os educadores e alunos”, enfatiza a professora Regilda.
Coordenadora da Pós-Graduação em Biociência e Saúde da Fiocruz e palestrante, professora Clélia Christina Mello Silva Almeida da Costa
A palestrante Clélia Mello dialogou com o público sobre metodologias a serem seguidas para a garantia de um ensino de excelência para os programas de pós-graduação, abordando o nível de participação no programa, a qualificação de professores, mestrandos e doutorandos, processo contínuo de avaliação, dentre outros fatores. “O curso é formado por pessoas. Somente é atingida a excelência acadêmica com bons profissionais, envolvidos e comprometidos com o curso. Os professores aliados às linhas de pesquisa, os alunos aliados igualmente. Uma boa proposta e um bom alinhamento, porque a equipe precisa estar em conformidade com os processos do programa”, afirma a palestrante.
A mesa de honra da abertura do evento contou com o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação e coordenadora do Ciclo de Palestras da PRPG, Regilda Moreira-Araújo; o coordenador Geral do SIUFPI, professor Alexandre Costa Maciel; a coordenadora da Pós-Graduação em Biociência e Saúde da FioCruz e palestrante, Clélia Mello; e a coordenadora da Fiocruz - Piauí, Jacenir Mallet.
Evento acontece no Cine Teatro
O VI SIUFPI continua com a programação até o dia 8 de novembro, com a temática “A Inteligência Artificial e a Universidade: oportunidades e desafios para o ambiente acadêmico”.
Acesse o site: https://siufpi2024.ufpi.edu.br/
Redes Sociais