Cerimônia no Salão Nobre da Reitoria
Na tarde desta segunda-feira (04/11), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, no Salão Nobre da Reitoria, a abertura oficial do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ensino em Biociências e Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento contou com a presença de pró-reitores, docentes, representantes de instituições de saúde e os discentes selecionados para o curso. O curso marca um momento significativo para a área acadêmica e de saúde no Estado.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a realização deste curso em parceria com a Fiocruz representa um marco para o desenvolvimento da pesquisa e da formação de profissionais na área de biociências e saúde. “Esta é mais uma missão da UFPI, agora em parceria com a Fiocruz, uma instituição de renome nacional e internacional. Esse curso contribuirá para a formação de pessoas em uma área tão vital, trazendo um recurso humano a mais à disposição da sociedade e fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão na área da saúde”, destacou Guedes. O reitor ainda ressaltou a expansão da pós-graduação na universidade, com a criação de 18 cursos nos últimos quatro anos.
Pró-reitora Regilda Moreira-Araújo
A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFPI, Regilda Moreira-Araújo, enfatizou a relevância do programa. “Esse Dinter é uma oportunidade única, pois é o primeiro programa de ensino em saúde no Piauí. Contaremos com a qualificação de 11 a 13 profissionais, entre professores e técnicos, além de vagas para a comunidade. Esse curso de excelência trará um impacto direto na avaliação da nossa instituição pela CAPES e na qualificação de nossos profissionais, fortalecendo também a experiência de orientação dos nossos docentes”, explicou.
Coordenadora do Dinter na UFPI, professora Lis Marinho
A coordenadora do Dinter na UFPI, professora Lis Marinho, celebrou o início das atividades letivas do novo doutorado. “A comunidade acadêmica da UFPI e a sociedade piauiense ganham com esse doutorado interinstitucional a partir de parceria com a Fiocruz. Com os esforços da Administração Superior, tenho certeza que iremos capacitar esses profissionais que, em breve, serão doutores em Ensino em Biociências e Saúde. Me sinto muito honrada de fazer parte desta conquista”, reiterou.
Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo
O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, que também apoiou a iniciativa, relembrou sua relação com a Fiocruz. “Participei de um curso de especialização em saúde pública promovido pela Fiocruz em 1982, que foi fundamental para o desenvolvimento dessa área no Piauí. Desde então, estamos empenhados em fortalecer essa parceria. Esse doutorado representa mais uma oportunidade para dar continuidade a esse trabalho conjunto e manter esse desenvolvimento ao lado da Fiocruz”, afirmou.
Diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante
Arquimedes Cavalcante, diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), celebrou a continuidade das iniciativas conjuntas entre a UFPI e a Fiocruz, destacando o CCS como o centro com o maior número de programas de pós-graduação. “Desde a gestão de Anísia Trindade, ex-presidente da Fiocruz e atual Ministra da Saúde, manifestamos o interesse em expandir essas colaborações. Esta parceria com a Fiocruz no ensino, em específico, é fundamental para o CCS e para a comunidade acadêmica como um todo”, reforçou.
Diretora da Fiocruz Piauí, Jacenir Mallet
Para Jacenir Mallet, diretora da Fiocruz Piauí, essa parceria é um compromisso de longo prazo da instituição com o estado. “Queremos estar presentes no Piauí com estudos que envolvem biomas locais, saúde materna e infantil e o combate a doenças infectocontagiosas. Nosso trabalho com a UFPI inclui também a formação de agentes públicos em programas anteriores, como o consórcio de doutorado em Saúde, Ambiente e Sociedade. Essa parceria histórica com o Piauí reflete o compromisso da Fiocruz em apoiar o desenvolvimento da saúde pública no estado”, pontuou.
Doutoranda Ivone Venâncio
A perspectiva dos discentes também reflete a relevância do programa. Ivone Venâncio, aluna do novo curso, comentou sobre sua motivação e o impacto que espera causar na área. “Minha meta com o doutorado em Biociências e Saúde é contribuir para o ensino, pesquisa e extensão no Piauí, além de propor estratégias para melhorar a realidade da saúde. Meu projeto focará em estratégias pedagógicas para o combate à tuberculose e coinfecção TB-HIV, em colaboração com o Hospital Natan Portela”, compartilhou.