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UFPI aprova 1º Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza do Piauí

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Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 11h46

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O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é o primeiro destinado ao campo em todo o Estado do Piauí. Com proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última terça-feira, 29 de outubro, o PPG na área tem como foco o aprofundamento de conhecimentos e competências ligadas ao ensino no campo. O lançamento do edital está previsto para janeiro de 2025.

O programa tem o objetivo de formar professores e pesquisadores capazes de inovar no ensino das ciências e incentivar o desenvolvimento de metodologias pedagógicas eficazes. Além disso, o mestrado se propõe a fomentar uma visão interdisciplinar e crítica, preparando profissionais que valorizam o impacto social e a popularização do conhecimento científico. 

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Na foto, a Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo ao lado dos professores Alan Kardec Carvalho Sarmento e Boniek Venceslau

“A proposta foi muito bem avaliada pela CAPES, esse que é um trabalho importante para um programa de pós-graduação que é para todo o estado e, também, para todas as regiões vizinhas”, afirma a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, que ainda frisa a necessidade por mais programas voltados para o ensino. “É necessário o aumento no número de programas da área de ensino na UFPI. Precisamos aprovar programas internos voltados para o ensino e para a qualificação dos futuros professores que estarão nas salas de aula e que levarão esse conhecimento, essa qualificação à sociedade”, conclui.

O coordenador do novo Programa de Pós-Graduação e membro da comissão que realizou a proposta do PPG, professor Alan Kardec Carvalho Sarmento, reitera que a conquista se trata de um trabalho de colaboração entre vários profissionais dentro da Instituição. “É um processo de construção coletiva e que envolve muitas pessoas. Primeiramente, há um processo interno em que a Universidade Federal tem que aprovar a proposta que, então, avança para a CAPES e é avaliada”, explica o professor, que comemora a aprovação do mestrado.

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Professor Rômulo Fontenele ao lado do reitor Gildásio Guedes

O, também, professor de Ciências da Natureza da UFPI e participante da comissão que fundamentou a proposta da pós-graduação, Rômulo Fontenele, relata como se percebeu a necessidade de um mestrado no campo dentro da Universidade. “Em uma palestra no XIV ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências) proferida pela professora Ivanise Rizzatti, coordenadora da área de ensino da CAPES, foi colocado que apenas os estados do Piauí e do Acre ainda não tinham um Programa de Mestrado na área de Ensino de Ciências no Brasil”, lembra o professor. 

“Desde então houveram diálogos com a equipe da CAPES e com a comissão inicial de Aprovação de Propostas de Novos Cursos (APCN) para chegarmos neste momento de superação e aprovação agora em 2024, mais uma importante conquista dos educadores e pesquisadores na área do Ensino de Ciências do Piauí e do Brasil”, conclui Rômulo que celebra a presença de mais um PPG na área de ensino na UFPI.

A comissão da proposta além de ser presidida pelo professor Alan Kardec Carvalho Sarmento, também contou com o empenho dos professores Rômulo Fontelene e Boniek Venceslau.

O PPGEnCiNa planeja a disponibilização de 13 vagas, e deverá se dividir em duas linhas de pesquisa:

Epistemologias, divulgação científica e patrimônio socioambiental (Estudo da produção de fatos e teorias científicas, assim como dos fundamentos presentes no ensino das ciências naturais. Produção e divulgação de conceitos, práticas e técnicas na popularização dos saberes de comunidades científicas e tradicionais na preservação do patrimônio natural e cultural, no ensino e pesquisa em Ciências da Natureza); 

Formação docente, ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza (Conhecimentos e saberes produzidos por docentes da área de Ciências da Natureza, visando ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento profissional; Teorias, metodologias, modelos e tendências de ensino em espaços escolares e não escolares no campo das Ciências da Natureza).

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