Curso de Medicina de Picos inaugura Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária
Inaugurada Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária do Campus de Picos
Na terça-feira, 29 de outubro, o curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), inaugurou a Unidade de Apoio Especializado à Atenção Primária. A Unidade conta com cinco consultórios, uma sala de vacinas e uma sala para pequenas cirurgias, oferecendo uma estrutura voltada para o atendimento de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Espera-se que a unidade receba pacientes para consultas em diversas especialidades, como neurologia, dermatologia, gastroenterologia, psiquiatria, cardiologia e reumatologia, além de realizar pequenas cirurgias.
Em seu discurso, o reitor Gildásio Guedes celebrou a nota 4 obtida na avaliação do MEC para o curso de Medicina, destacando a importância da nova unidade. “Este espaço tem como objetivo atender à demanda por pequenas cirurgias na região. É uma iniciativa que promove a prática clínica com resultados positivos tanto para a formação acadêmica quanto para a comunidade”, afirmou.
A coordenadora do curso de Medicina em Picos, Patrícia Batista, explicou o propósito da unidade: “A Unidade de Apoio à Atenção Primária foi planejada para dar suporte à atenção primária, não só para o município de Picos, mas também para a Macrorregião. Picos é a sede dessa macrorregião e realiza a regulação de consultas, exames e terapias para vários municípios. Com a nova estrutura, podemos organizar melhor os atendimentos, garantindo mais qualidade e eficiência”, destacou.
Patrícia também comentou sobre a importância da unidade para a redução das filas do SUS em procedimentos simples. “Temos cinco consultórios, uma sala de vacina e uma sala para pequenas cirurgias que, apesar de simples, não estão disponíveis pelo SUS, como a remoção de nevos, exérese ungueal e cistos sebáceos. Muitas pessoas esperam por esses procedimentos e nosso objetivo é dar esse suporte, reduzindo o tempo de espera”, explicou.
Ela ressaltou ainda o valor da unidade como um espaço de prática para os estudantes de Medicina e Enfermagem. “Além de atender à comunidade, a unidade oferece um cenário de prática essencial para os alunos de Medicina e Enfermagem, que terão a oportunidade de participar de atividades no centro cirúrgico e de campanhas de vacinação para a comunidade acadêmica. É um espaço onde os alunos poderão vivenciar a prática profissional em situações onde o SUS enfrenta desafios, como em algumas especialidades e nas pequenas cirurgias”, finalizou Patrícia.
Confira mais fotos:
Redes Sociais