Programa Mulheres Mil promove a capacitação de mulheres em vulnerabilidade social
Em outubro, foi lançado o Programa Mulheres Mil, voltado para mulheres a partir dos 16 anos, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do programa é capacitar essas mulheres e prepará-las para o mercado de trabalho. As aulas são ministradas nos três Colégios Técnicos da região. Em Teresina, as atividades começaram em 8 de abril, e, no Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ), em 11 de maio deste ano.
O Ciclo 3, que será realizado entre 2025 e 2026, ofertará 754 vagas, distribuídas entre os colégios de Teresina, Floriano e Bom Jesus. O coordenador geral do programa na Universidade e professor titular do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Laurielson Chaves Alencar, explicou a distribuição das vagas entre os colégios. “Essa é uma nova fase do programa. Estamos realizando o Ciclo 1 e o Ciclo 2, que devem ser concluídos no primeiro semestre de 2025. Até 2026, finalizaremos o Ciclo 3, com 754 vagas distribuídas entre as três escolas. Ofereceremos cursos variados para essas mulheres em vulnerabilidade social e econômica, abrangendo desde horticultura orgânica até áreas de informática, saúde, cuidado de idosos e infantil. Além disso, atuaremos em áreas já oferecidas pela escola, como saúde, agropecuária e informática”, comentou.
O coordenador também destacou a diversidade das áreas em que essas mulheres poderão atuar após a formação. “Temos alunas fazendo cursos de apicultura, salgados, horticultura, panificação, entre outros. São cursos que as preparam para diversas ocupações”, ressaltou.
Além de capacitar para o mercado de trabalho, os cursos de formação também incentivam a criação de novos empreendimentos nos setores alimentício, de vestuário e outros. Laurielson Alencar comentou sobre essa possibilidade: “Após concluírem o curso, as alunas podem trabalhar por conta própria, oferecendo serviços em domicílio, como manicure e pedicure, ou produzindo bolos, massas e salgados em casa. Esses são cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), de curta duração, com cerca de quatro meses. Priorizamos cursos que incentivem o empreendedorismo, oferecendo habilidades que permitam abrir um negócio próprio. Quem busca o emprego formal também encontra oportunidades em padarias, salões, lojas, entre outros setores”, completou.
Cada colégio terá mais de 100 vagas, divididas da seguinte forma: CTT – 270 vagas; CTBJ – 364 vagas; e CTF – 120 vagas. O Ciclo 3 está previsto para começar no segundo semestre de 2025.
Confira mais fotos: