UFPI entrega título de Doutor Honoris Causa ao Desembargador Hilo de Almeida Sousa

31.10-31.jpg

Solenidade no Cine Teatro da UFPI

Na noite de quinta-feira, 31 de outubro, em cerimônia realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi concedido o título de Doutor Honoris Causa ao Desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O evento contou com a presença do Conselho Universitário (CONSUN), membros da Administração Superior da UFPI, desembargadores do TJ-PI, autoridades estaduais, familiares e amigos do homenageado.

Transmitida ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube, a concessão do título foi aprovada pela Resolução Nº 212, de 27 de agosto de 2024, com proposição do vice-reitor Viriato Campelo. A distinção representa um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Hilo à Universidade e à comunidade do Piauí.

31.10-14.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

 O reitor da UFPI e presidente do CONSUN destacou a relevância da cerimônia: “Estamos concedendo títulos a pessoas de perfil simples, mas que realizam um trabalho de grande impacto. Essa conexão reforça a identificação da Universidade com a sociedade piauiense e com o Brasil, especialmente com Teresina”, ressaltou.

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, também enfatizou a importância do título concedido ao Desembargador. “Essa parceria é fundamental, pois temas de natureza acadêmica e administrativa passam por essas duas instituições. A Universidade, por exemplo, oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para os servidores do Tribunal, mas nosso relacionamento vai além: buscamos alinhar questões essenciais para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou.

31.10-27.jpg

Desembargador Hilo de Almeida Sousa

Para o homenageado, Hilo de Almeida Sousa, receber o título foi motivo de grande emoção e sensação de dever cumprido. “Acredito que nosso propósito maior na Terra é servir. Foi com esse pensamento que guiei toda a minha vida e, em cada oportunidade, busquei contribuir para melhorar a vida das pessoas. Em todos os cargos que ocupei, usei o poder como instrumento do bem, e hoje sinto que estou cumprindo minha missão”, declarou.

31.10-3.jpg

Membros do Conselho Universitário (CONSUN)

A cerimônia também incluiu da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares de Miranda Filho; a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo; a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, Edna Joazeiro; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Williams Costa Neves; a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Edmilsa Santana; os professores Marta Maria Azevedo Queiroz e Marcos Patrício Nogueira Lima; e o vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles Filho. 

Breve Biografia do Agraciado

31.10-24.jpg

Reitor Gildásio Guedes durante entrega de honraria ao Desembargador Hilo de Almeida Sousa

Nascido em 11 de março de 1957, na Fazenda Mocambinho, em Mirador-MA, Hilo de Almeida Sousa é filho de Antônio Alves de Sousa e Cândida de Almeida Sousa. Embora registrado como natural de Colinas-MA, ele cursou o ensino primário no Grupo Escolar João Pessoa e o curso ginasial no Centro Integrado de Educação de Colinas-MA. Em 1973, mudou-se para Teresina, onde concluiu o ensino médio na Unidade Escolar Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o curso de Eletrotécnica na Escola Técnica Federal do Piauí.

Em 1981, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e também concluiu licenciatura plena em Administração, Contabilidade e Secretariado. Em 2016, completou o MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas.

Hilo atuou como professor na Escola Profissionalizante Oswaldo Pessoa (1979-1981) em João Pessoa-PB, e como advogado da Secretaria do Interior do Maranhão e da Federação dos Trabalhadores Rurais (1981-1983). Ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí em 1983, onde exerceu os cargos de Promotor e Procurador de Justiça. Em 2011, assumiu o cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Foi Diretor-Geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí (EJUD) no biênio 2012-2014 e Corregedor-Geral da Justiça (2019-2020), período em que representou o Piauí em eventos nacionais e internacionais. Entre as participações notáveis estão a Conferência Mundial de Terra e Pobreza (Banco Mundial, Washington/DC, 2019) e o Seminário Ibero-Americano de Cadastro (Madrid, 2019), onde conquistou uma cadeira permanente para o Piauí. 

Hilo de Almeida também foi presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do Matopiba (2019-2020) e Supervisor Geral dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Piauí (2021-2022). Recentemente, foi conferencista no III Conservatório Internacional de Especialidades Civil, Agrária e Rural, em Bogotá, Colômbia, onde ministrou a palestra “A Experiência do Poder Judiciário do Piauí nos Temas Agrários”.

*Com informações de Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)

Confira mais fotos:

 

31.10-36.jpg

31.10-38.jpg

31.10-37.jpg

31.10-39.jpg

31.10-42.jpg

31.10-41.jpg

31.10-40.jpg

31.10-8.jpg

31.10-7.jpg