Solenidade no Cine Teatro da UFPI
Na noite de quinta-feira, 31 de outubro, em cerimônia realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi concedido o título de Doutor Honoris Causa ao Desembargador Hilo de Almeida Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). O evento contou com a presença do Conselho Universitário (CONSUN), membros da Administração Superior da UFPI, desembargadores do TJ-PI, autoridades estaduais, familiares e amigos do homenageado.
Transmitida ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube, a concessão do título foi aprovada pela Resolução Nº 212, de 27 de agosto de 2024, com proposição do vice-reitor Viriato Campelo. A distinção representa um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados por Hilo à Universidade e à comunidade do Piauí.
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes
O reitor da UFPI e presidente do CONSUN destacou a relevância da cerimônia: “Estamos concedendo títulos a pessoas de perfil simples, mas que realizam um trabalho de grande impacto. Essa conexão reforça a identificação da Universidade com a sociedade piauiense e com o Brasil, especialmente com Teresina”, ressaltou.
Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI, também enfatizou a importância do título concedido ao Desembargador. “Essa parceria é fundamental, pois temas de natureza acadêmica e administrativa passam por essas duas instituições. A Universidade, por exemplo, oferece cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado para os servidores do Tribunal, mas nosso relacionamento vai além: buscamos alinhar questões essenciais para o desenvolvimento do Piauí”, afirmou.
Desembargador Hilo de Almeida Sousa
Para o homenageado, Hilo de Almeida Sousa, receber o título foi motivo de grande emoção e sensação de dever cumprido. “Acredito que nosso propósito maior na Terra é servir. Foi com esse pensamento que guiei toda a minha vida e, em cada oportunidade, busquei contribuir para melhorar a vida das pessoas. Em todos os cargos que ocupei, usei o poder como instrumento do bem, e hoje sinto que estou cumprindo minha missão”, declarou.
Membros do Conselho Universitário (CONSUN)
A cerimônia também incluiu da pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares de Miranda Filho; a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Saraiva dos Reis Moreira-Araújo; a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, Edna Joazeiro; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Williams Costa Neves; a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Edmilsa Santana; os professores Marta Maria Azevedo Queiroz e Marcos Patrício Nogueira Lima; e o vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles Filho.
Breve Biografia do Agraciado
Reitor Gildásio Guedes durante entrega de honraria ao Desembargador Hilo de Almeida Sousa
Nascido em 11 de março de 1957, na Fazenda Mocambinho, em Mirador-MA, Hilo de Almeida Sousa é filho de Antônio Alves de Sousa e Cândida de Almeida Sousa. Embora registrado como natural de Colinas-MA, ele cursou o ensino primário no Grupo Escolar João Pessoa e o curso ginasial no Centro Integrado de Educação de Colinas-MA. Em 1973, mudou-se para Teresina, onde concluiu o ensino médio na Unidade Escolar Zacarias de Góes (Liceu Piauiense) e o curso de Eletrotécnica na Escola Técnica Federal do Piauí.
Em 1981, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba e também concluiu licenciatura plena em Administração, Contabilidade e Secretariado. Em 2016, completou o MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas.
Hilo atuou como professor na Escola Profissionalizante Oswaldo Pessoa (1979-1981) em João Pessoa-PB, e como advogado da Secretaria do Interior do Maranhão e da Federação dos Trabalhadores Rurais (1981-1983). Ingressou no Ministério Público do Estado do Piauí em 1983, onde exerceu os cargos de Promotor e Procurador de Justiça. Em 2011, assumiu o cargo de Desembargador no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.
Foi Diretor-Geral da Escola Judiciária do Estado do Piauí (EJUD) no biênio 2012-2014 e Corregedor-Geral da Justiça (2019-2020), período em que representou o Piauí em eventos nacionais e internacionais. Entre as participações notáveis estão a Conferência Mundial de Terra e Pobreza (Banco Mundial, Washington/DC, 2019) e o Seminário Ibero-Americano de Cadastro (Madrid, 2019), onde conquistou uma cadeira permanente para o Piauí.
Hilo de Almeida também foi presidente do Fórum Fundiário dos Corregedores-Gerais da Justiça da Região do Matopiba (2019-2020) e Supervisor Geral dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Piauí (2021-2022). Recentemente, foi conferencista no III Conservatório Internacional de Especialidades Civil, Agrária e Rural, em Bogotá, Colômbia, onde ministrou a palestra “A Experiência do Poder Judiciário do Piauí nos Temas Agrários”.
*Com informações de Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)
Confira mais fotos: