Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação da UFPI conquista prêmio nacional

Curso de Comunicação da UFPI conquista prêmio nacional

O  Curso de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou o prêmio de Grupo Inovador da 16ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, modalidade Grupos, nesta segunda-feira (02).

Última das unidades do país a desenvolver estudos superiores de comunicação na região nordestina, a UFPI vem se revelando uma das mais dinâmicas em ensino, pesquisa e extensão. Investiu na formação de novos doutores e possui um dos cursos de mestrado com maior potencialidade na região. Seus ex-alunos vêm conquistando prêmios de iniciação científica e de mestrado, e seus docentes publicam com freqüência coletâneas de artigos apresentados em congressos e livros individuais que trazem contribuições singulares na área da Comunicação.

A docente do Curso de Comunicação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI),  Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, acredita que com esse prêmio o curso sela sua credibilidade em nível regional e nacional, já conquistada há alguns anos desde que se tem um corpo de doutores que cresce e produz bastante. "O Curso conta com doutores, mestres e demais professores com um trabalho contundente no campo da Comunicação. Estamos ganhando espaço em nível nacional dentro do contexto, não só entre as universidades federais, mas de todo o campo da Comunicação acadêmica no Brasil", afirmou a docente que também coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC).

De acordo com a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, a conquista do prêmio é gratificante. "É uma alegria muito grande saber que o Curso de Comunicação Social (graduação, pós-graduação - PPGCOM e Grupos de Pesquisas) é vencedor de tão honroso prêmio. Ele é fruto do esforço coletivo de todos os professores que compõe o Curso e dos alunos que além da graduação fizeram um espetacular trabalho na área da iniciação científica e do Curso de Pós Graduação em Comunicação".

A 17ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação teve um júri composto por 26 pessoas, entre ex-presidentes Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaçãoda (Intercom) e vencedores do prêmio na categoria "Maturidade Acadêmica" de todas as edições anteriores. O processo de escolha dos ganhadores deste ano foi iniciado em 27 de março, por ocasião do lançamento do Prêmio no Planetário da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

A entrega solene do prêmio deste ano será realizada no dia 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), durante a realização do XXXVII Congresso Nacional da Intercom.

Prêmio Luiz Beltrão

É o prêmio mais significativo da área das Ciências da Comunicação e foi criado em 1997 pela Intercom, na comemoração dos 20 anos da entidade e entregue pela primeira vez em 1998.

Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação.

Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.