Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Comunicação da UFPI conquista prêmio nacional
Início do conteúdo da página

Curso de Comunicação da UFPI conquista prêmio nacional

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O  Curso de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) conquistou o prêmio de Grupo Inovador da 16ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, modalidade Grupos, nesta segunda-feira (02).

Última das unidades do país a desenvolver estudos superiores de comunicação na região nordestina, a UFPI vem se revelando uma das mais dinâmicas em ensino, pesquisa e extensão. Investiu na formação de novos doutores e possui um dos cursos de mestrado com maior potencialidade na região. Seus ex-alunos vêm conquistando prêmios de iniciação científica e de mestrado, e seus docentes publicam com freqüência coletâneas de artigos apresentados em congressos e livros individuais que trazem contribuições singulares na área da Comunicação.

A docente do Curso de Comunicação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI),  Prof.ª Dr.ª Ana Regina Rêgo, acredita que com esse prêmio o curso sela sua credibilidade em nível regional e nacional, já conquistada há alguns anos desde que se tem um corpo de doutores que cresce e produz bastante. "O Curso conta com doutores, mestres e demais professores com um trabalho contundente no campo da Comunicação. Estamos ganhando espaço em nível nacional dentro do contexto, não só entre as universidades federais, mas de todo o campo da Comunicação acadêmica no Brasil", afirmou a docente que também coordena o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC).

De acordo com a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado, a conquista do prêmio é gratificante. "É uma alegria muito grande saber que o Curso de Comunicação Social (graduação, pós-graduação - PPGCOM e Grupos de Pesquisas) é vencedor de tão honroso prêmio. Ele é fruto do esforço coletivo de todos os professores que compõe o Curso e dos alunos que além da graduação fizeram um espetacular trabalho na área da iniciação científica e do Curso de Pós Graduação em Comunicação".

A 17ª edição do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação teve um júri composto por 26 pessoas, entre ex-presidentes Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicaçãoda (Intercom) e vencedores do prêmio na categoria "Maturidade Acadêmica" de todas as edições anteriores. O processo de escolha dos ganhadores deste ano foi iniciado em 27 de março, por ocasião do lançamento do Prêmio no Planetário da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

A entrega solene do prêmio deste ano será realizada no dia 3 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR), durante a realização do XXXVII Congresso Nacional da Intercom.

Prêmio Luiz Beltrão

É o prêmio mais significativo da área das Ciências da Comunicação e foi criado em 1997 pela Intercom, na comemoração dos 20 anos da entidade e entregue pela primeira vez em 1998.

Luiz Beltrão foi pioneiro da pesquisa científica sobre fenômenos comunicacionais e fundador do Instituto de Ciências da Informação. A entidade foi o primeiro espaço acadêmico nacional de estudos midiáticos. O pesquisador também criou a revista Comunicações e Problemas, a primeira focada em ciências da comunicação.

Tornou-se o primeiro doutor brasileiro em Comunicação, pela Universidade de Brasília, em 1967. Suas obras nos campos do jornalismo e da comunicação de massa foram reconhecidas no Brasil e no exterior. O educador formou uma geração de professores universitários e converteu seus trabalhos em material didático. Nascido em Olinda, Pernambuco, Luiz Beltrão faleceu em Brasília, no ano de 1986.

 

 

 

Fim do conteúdo da página