Colóquio de Filosofia Hermenêutica aborda "Artes e Visualidades" em sua 6ª edição
Mesa de abertura do VI Colóquio de Filosofia Hermenêutica
Propondo a reflexão e a disseminação de pesquisas filosóficas voltadas à filosofia hermenêutica, o VI Colóquio de Filosofia Hermenêutica teve início na terça-feira (29/10) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), especificamente no Auditório da Pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). O evento, de abrangência nacional, aborda temas filosóficos contemporâneos comuns a diversas áreas do conhecimento, tendo a filosofia hermenêutica como eixo central. A programação estende-se até o dia 31 de outubro.
Evento ocorre no Auditório da Pós-Graduação do CCHL
O tema desta sexta edição, "Artes e Visualidades", busca promover um amplo intercâmbio entre pesquisadores brasileiros de programas de pós-graduação em Filosofia e áreas afins, destacando a relevância da reflexão sobre a arte e suas visualidades no contexto da formação e pesquisa em filosofia hermenêutica.
Professor Fábio Abreu
Durante a cerimônia de abertura, o professor Fábio Abreu, coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFPI, comentou sobre a importância dos eventos realizados pela Coordenação. “Este evento é mais um resultado dos vários encontros que temos promovido ao longo do ano, tanto em nível nacional quanto internacional, consolidando a solidez do nosso programa. Contaremos com a presença de professores de diversas áreas, como História, Comunicação, Fotografia e Cinema,” afirmou.
Diretora do CCHL, Edna Joazeiro
A diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras, professora Edna Maria Goulart Joazeiro, também esteve presente e ressaltou a importância desses encontros para a reflexão filosófica. “Esses momentos de encontro são essenciais para discutir os diferentes modos de pensar a vida, a história e a nossa identidade. Enfrentamos hoje um cenário de profundas mudanças, em que muitas certezas se transformaram em dúvidas. O paradigma da ciência pressupõe mais dúvidas do que certezas, e esperamos que a partir dessas múltiplas incertezas possamos construir uma perspectiva de sinergia, não para alcançar verdades rápidas, mas para explicar nosso tempo, construir caminhos e, acima de tudo, reconhecer na história do Brasil e da humanidade as alternativas que um país com nosso potencial possui.”
Professor José Ricardo Barbosa
A mediação do evento foi conduzida pelo professor José Ricardo Barbosa, coordenador do curso de graduação em Filosofia, que comentou sobre o simbolismo desses encontros para a comunidade acadêmica. “Estou aqui como mediador e coordenador do curso de Filosofia. Este evento, organizado por nós, representa a resistência e a força que damos ao trabalho filosófico, valorizando cada vez mais essa perspectiva,” resumiu.
Conferencista Fernando Fragoso
O palestrante convidado para a primeira tarde de encontro foi o professor Fernando Fragozo, conferencista e coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que comentou sobre a relevância do Colóquio para a reflexão filosófica. “É sempre um prazer poder compartilhar e conhecer os trabalhos de outros colegas, entender o que cada um está desenvolvendo. Embora haja realidades distintas, encontramos muitos pontos em comum, e esses momentos de reflexão são extremamente ricos para todos nós. Trago para este colóquio a questão da imagem em Heidegger, um tema que se alinha diretamente ao tema do evento, arte e visualidade,” destacou.
A organização do evento contou com os professores Allan Josué Vieira, Átila Brandão Monteiro, Gustavo Silvano Batista, José Ricardo Barbosa Dias e José Vanderlei Carneiro. Estiveram presentes também na solenidade Andrea França (PUC-Rio), Fernando Fragozo (UFRJ), Francisco Junior (UFPI), Gustavo Costa (UECE), Juliana Fernandes Teixeira (UFPI/UFC), Karla Holanda (UFF) e Roberto Cesar Silva de Azevedo (UFPI).
Para mais informações e avisos sobre eventos posteriores, acesse o instagram @ppgfil_ufpi.
Redes Sociais