Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em História promove exposição da Missão de Suez com fotos de soldados piauienses
Início do conteúdo da página

PPG em História promove exposição da Missão de Suez com fotos de soldados piauienses

Imprimir
Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 10h56

Abertura da exposição no CCHL/UFPI

Nos dias 30 e 31 de outubro, estudantes e participantes do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam a exposição fotográfica "A Faixa de Gaza Sob a Mira: Memórias Fotográficas da Missão Suez (1957-1967)". A mostra integra o V Seminário da Pós-Graduação em História do Brasil e é organizada por Vitória Coutinho, a partir do acervo fotográfico do professor Ricardo Arraes, docente do curso de História e estudioso do Batalhão Suez. Com cerca de 70 imagens em preto e branco, a exposição apresenta registros feitos por militares piauienses durante a primeira missão de paz da ONU na Faixa de Gaza e em outras regiões do Oriente Médio.

Vitória Coutinho comenta aspectos das fotografias selecionadas, como registros arquitetônicos, organização militar e até o lazer dos soldados em meio ao contexto da Faixa de Gaza. “O que me chamou atenção foi a forma como essas imagens foram capturadas. Os soldados as registraram de maneira amadora, sem conhecimento técnico em fotografia. Eles registravam o que viam na época, como retratos próprios, de colegas, da arquitetura local – casas e igrejas –, além da organização militar, como os pelotões, e do povo local, principalmente os beduínos. Em várias fotos, é possível notar o estranhamento do povo em relação às câmeras diante deles”, destaca Vitória.

Fotos de alguns dos soldados

Durante o período da Missão Suez, o Brasil enviou 6.300 militares à Palestina, gerando um vasto acervo que documenta o cotidiano, a cultura e as interações com a população local. Em meio ao atual contexto de grave conflito na Faixa de Gaza, marcado por ataques aéreos e violência contra os palestinos, a exposição assume uma relevância ainda maior, ao lançar luz sobre a gravidade da situação e o sofrimento do povo palestino. O professor e historiador Ricardo Arraes explica que o material da exposição foi doado por um vizinho que havia participado da Missão Suez. Após a doação de fotografias, slides e entrevistas, Arraes utilizou esses materiais em suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado. 

Professor Ricardo Arraes

O professor Ricardo Arraes ressalta a importância da exposição para o público universitário e para a comunidade em geral. “O valor dessa exposição está em trazer para o público da Universidade o conhecimento sobre a primeira missão de paz da ONU. Essa missão teve uma importância enorme para a paz mundial, ao assegurar uma década de estabilidade na Faixa de Gaza, evitando conflitos entre árabes e israelenses. É uma história pouco conhecida, e trazê-la ao ambiente universitário oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer e refletir sobre esse capítulo importante, que merece ser mais divulgado e estudado”, afirma o professor.

A exposição está aberta das 8h às 22h, no Hall 2 do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade (CCHL/UFPI), próximo ao auditório Noé Mendes, e será levada também para o 25° Batalhão de Caçadores.

Fim do conteúdo da página