Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPG em Sociologia implementa cotas para pessoas trans em seleção do Mestrado
Início do conteúdo da página

PPG em Sociologia implementa cotas para pessoas trans em seleção do Mestrado

Imprimir
Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2024, 11h47

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI) anunciou a criação de cotas voltadas para pessoas trans no curso de mestrado em Sociologia. A medida, aprovada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), entrará em vigor ainda em 2024 e beneficiará candidatos aprovados a partir de 2023. 

De acordo com a nova política, o edital do curso reservará uma vaga específica para pessoas trans, abrangendo travestis, transexuais e transgêneros — incluindo homens trans, mulheres trans e pessoas não binárias. 

WhatsApp_Image_2024-10-17_at_11.48.48_1.jpeg

Coordenadora do PPG em Sociologia, professora Ana Beatriz Seraine

A coordenadora do programa, professora Ana Beatriz Seraine, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do PPGS com ações afirmativas e a promoção da diversidade. “Essa medida reafirma o empenho do Programa em adotar critérios inclusivos e em respeitar a diversidade em seus processos seletivos”, explicou.

Além de ampliar o acesso, o PPGS busca abrir espaço para debates sobre a necessidade de expandir essas políticas para outras esferas da universidade e, assim, combater a exclusão enfrentada por pessoas trans na sociedade. A coordenadora também enfatizou que a inclusão deve ser promovida como prática cotidiana no ambiente acadêmico. 

Como exemplo, a coordenadora cita o papel desenvolvido pela professora Letícia Carolina: “no nosso quadro de docentes permanentes temos uma professora travesti. Esse fato já evidencia a política do Programa em não só discutir a questão da diversidade, mas efetivamente em implementá-la no espaço acadêmico da pós-graduação na UFPI”, diz.

A pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, parabeniza a iniciativa do PPG em Sociologia. “É muito importante e necessária esta inclusão. A UFPI é plural e a Pós-Graduação também. Temos uma Resolução do CEPEX- UFPI que regulamenta as ações afirmativas e que deverá ser ampliada para contemplar essas cotas”, enfatizou.

Fim do conteúdo da página