Curso de Arqueologia da UFPI é destaque no XXVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica

Ellen Freitas no momento da apresentação do trabalho no XXVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba

Entre os dias 23 e 25 de outubro, na cidade de São José dos Campos, São Paulo, Brasil, as estudantes do curso de graduação em Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Ellen Vitoria de Freitas Silva e Naira Emanuele Corrêa dos Santos Souza, além da egressa do mesmo curso, Gilciane Lima do Nascimento, foram destaque no XXVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, edição anual do maior evento científico da Universidade do Vale do Paraíba (UniVap).

Em um universo de setenta e nove trabalhos da área de Ciências Humanas aprovados para apresentação no certame, três submetidos pelas alunas da UFPI foram selecionados para apresentação oral, um dos quais foi contemplado com o prêmio de primeiro lugar geral da área.

O trabalho premiado intitula-se Monitoramento in situ de parâmetros ambientais no sítio Pedra da Inscrição, Parque Nacional de Sete Cidades, de autoria de Ellen Vitoria de Freitas Silva, Carlos Daniel da Cruz Carvalho e Luis Carlos Duarte Cavalcante, tendo sido apresentado no evento pela primeira autora.

Naira Souza no momento da apresentação do trabalho no XXVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba

Os outros dois trabalhos apresentados de forma oral foram Prospecção de indicadores arqueométricos de atividade humana em sedimentos do sítio Bulandeira dos Jacus, de autoria de Naira Emanuele Corrêa dos Santos Souza e Luis Carlos Duarte Cavalcante, e Composição química e mineralógica de pigmentos minerais encontrados no sítio arqueológico Pedra do Dicionário, de autoria de Gilciane Lima do Nascimento e Luis Carlos Duarte Cavalcante.

A egressa Gilciane Lima do Nascimento apresentou ainda um quarto trabalho, na forma de pôster: Análise químico-mineralógica de pigmentos pretos resgatados na escavação do sítio arqueológico Pedra do Cantagalo I, de autoria de Gilciane Lima do Nascimento e Luis Carlos Duarte Cavalcante.

Os quatro trabalhos apresentados foram desenvolvidos sob a orientação do Professor Luis Carlos Duarte Cavalcante, docente do Curso de Graduação e do Mestrado em Arqueologia da UFPI, atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa e em Desenvolvimento Tecnológico da referida universidade.

Os trabalhos apresentados são frutos de iniciação científica desenvolvida na UFPI com bolsas de estudos concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ellen Vitoria de Freitas Silva foi bolsista do PIBITI/CNPq 2023-2024, Naira Emanuele Corrêa dos Santos Souza foi bolsista do PIBIC/CNPq 2023-2024 e Gilciane Lima do Nascimento foi bolsista do PIBIC/CNPq 2021-2022 e 2022-2023.

A seleção dos trabalhos apresentados oralmente ocorre pela qualidade do texto e dos resultados submetidos ao evento e, sobretudo, pelo mérito e rigor científico das pesquisas desenvolvidas.

Ellen Freitas e Naira Souza ao lado do Professor Ricardo Magnus Osório Galvão, presidente do CNPq e conferencista da cerimônia de encerramento e premiação do XXVIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba