Entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, os campi da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, Bom Jesus e Floriano, sediarão o V Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (V SIPECT), que faz parte da 6ª edição dos Seminários Integrados da UFPI (VI SIUFPI). Neste ano, o evento terá como tema central “A Inteligência Artificial e a Universidade: oportunidades e desafios para o ambiente acadêmico”, promovendo discussões relevantes sobre as implicações e oportunidades que a IA traz para o cenário educacional.
Os três colégios técnicos têm como professores coordenadores: Nayra Rego, no CTT (Teresina); Alexandre Araújo, no CTF (Floriano); e Sayonara Maia, no CTBJ (Bom Jesus). A superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz, destaca que o SIPECT deste ano contará com uma programação diversificada para cada Colégio Técnico. “No dia 5 de novembro, haverá a apresentação de trabalhos do PIBIC-EM e a exposição de pôsteres em cada Colégio. No dia 7, a programação se concentrará em Bom Jesus, com discussões sobre Inteligência Artificial Generativa e Multiletramentos. No dia 8, serão realizadas palestras em cada Colégio, abordando temas como o uso da inteligência artificial na pesquisa científica, escrita acadêmica e criação de streamers, sempre voltadas para o ensino técnico. Todas as palestras serão ministradas por professores com ampla experiência na área”, ressalta a professora.
O V SIPECT contará com a apresentação de aproximadamente 40 trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-EM) e do Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX), além da realização de quatro oficinas e quatro palestras. Essas atividades abordarão temas relacionados ao uso da inteligência artificial na pesquisa científica, tendências no ensino médio e técnico, construção e revisão ética de textos, imagens e vídeos, escrita acadêmica e inovações no campo.
Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, Virgínia Muniz
A professora Virgínia Muniz ainda reforça: “Na sexta-feira, os eventos ocorrerão separadamente em cada colégio e serão abertos ao público. Qualquer pessoa interessada pode participar, basta se identificar na entrada. Temos um corpo docente altamente capacitado, com mais de 80% de mestres e doutores entre os professores dos colégios. Eles são pesquisadores experientes, atuando nas áreas de pesquisa e extensão, tanto dentro da UFPI quanto em colaborações externas. As palestras contarão exclusivamente com professores locais, que trarão sua experiência e conhecimento para enriquecer o evento.”
O SIPECT tem como objetivo principal ressaltar a importância da pesquisa e da extensão no ensino profissionalizante, proporcionando aos discentes a oportunidade de conectar a teoria com a prática vivenciada em sala de aula. Essa integração enriquece o aprendizado e favorece uma formação mais completa e aplicada.
Participe do V SIPECT e seja parte da construção de um ambiente acadêmico que aproveita as oportunidades e enfrenta os desafios trazidos pela inteligência artificial!
Clique aqui e confira a programação completa.