No dia do Dentista, XXI Jornada de Odontologia aborda “A ciência no século da desinformação”

jornada_ondonto-14.jpg

Solenidade de abertura no Gran Hotel Arrey

Com o tema "A Ciência no Século da Desinformação", a XXI Jornada Acadêmica de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (JAO/UFPI) ocorre nos dias 25 (Dia do Dentista) e 26 de outubro, no Gran Hotel Arrey, em Teresina. O evento educacional e científico é voltado para estudantes universitários e profissionais da Odontologia, com o objetivo de promover a disseminação e o aprofundamento de conhecimentos científicos e técnicos em várias disciplinas da área.

O principal propósito da JAO/UFPI é estimular o aprendizado contínuo, desenvolver o pensamento crítico e fomentar a interação entre acadêmicos de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais da Odontologia. Os dois dias de evento prometem levantar discussões sobre temas que afetam profundamente a saúde pública, como a desinformação e as fake news no século XXI, questões que se tornaram desafios globais.

jornada_ondonto-3.jpg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, participou da abertura da Jornada e destacou a importância dessas atividades para o curso de Odontologia. “O curso de Odontologia é um dos mais importantes da UFPI, pois foi um dos pioneiros na construção da Universidade. Aqui serão apresentados 250 trabalhos científicos. Contamos com a participação de professores de Minas Gerais, São Paulo, Ceará e outros estados brasileiros, além de professores da UFPI. Esse intercâmbio entre docentes e pesquisadores é essencial. O curso de Odontologia será amplamente beneficiado por este evento”, declarou.

jornada_ondonto-4.jpg

Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso

A solenidade de abertura contou também com a presença do professor Arquimedes Cavalcante Cardoso, diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI. “Esta jornada é um dos eventos mais tradicionais e importantes para a Odontologia no Piauí. É um espaço que, em meio ao século da desinformação, promove a ciência de qualidade e a discussão de ideias, com exposição de trabalhos e pesquisas científicas que contribuem para o desenvolvimento da Odontologia e da saúde bucal no Estado do Piauí”, afirmou.

jornada_ondonto-5.jpg

Professora Cacilda Castelo Branco Lima

Para a professora Cacilda Castelo Branco Lima, presidente docente da 21ª JAO/UFPI, a realização desta edição é de extrema relevância para o curso. “Nossa jornada começa hoje, dia do Cirurgião-Dentista, e se estende até amanhã. Estamos com mais de 400 inscritos, 245 trabalhos a serem apresentados, diversas mesas-redondas e palestras. O evento está repleto de atividades. O tema foi escolhido justamente para fomentar a discussão científica, desmistificar informações e permitir a integração entre discentes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e cirurgiões-dentistas da UFPI e de outras instituições”, destacou.

jornada_ondonto-10.jpg

Estudante Giovana Medeiros

O evento conta com palestras, workshops, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, incluindo pesquisas e estudos de caso. Segundo a presidente discente do evento, Giovana Medeiros, um dos principais objetivos é evidenciar o trabalho realizado no curso. “Nosso evento é realizado anualmente, e o tema desta edição é 'A Ciência no Século da Desinformação'. Escolhemos iniciar a Jornada em 25 de outubro, Dia do Dentista, para que o público acadêmico tenha a oportunidade de conhecer e participar dos projetos desenvolvidos”, afirmou.

jornada_ondonto-12.jpg

Uma série de atividades é proporcionada ao público presente

A 21ª Jornada Acadêmica Odontológica da UFPI é promovida por profissionais comprometidos em avançar rumo a uma mudança positiva na área, posicionando-se como fontes confiáveis de informação. O evento destaca a importância de utilizar evidências científicas de qualidade para embasar tratamentos, com uma comunicação transparente e acessível, essencial para desmistificar procedimentos e promover a saúde bucal de forma responsável. O dia 25 de outubro convida a refletir sobre a importância da profissão, não apenas no aspecto clínico, mas também no papel social e emocional que esses profissionais desempenham na vida dos pacientes. Além disso, é um momento para reafirmar o compromisso com a ética, empatia, qualidade, responsabilidade, respeito, equidade e ciência na atenção odontológica.

Confira mais fotos:

jornada_ondonto-13.jpg

jornada_ondonto-7.jpg

jornada_ondonto-2.jpg