Estudantes de Matemática recebem estimulo de ensino, pesquisa e extensão na Universidade
O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolve projetos para estimular o ensino da matemática na Instituição. Um desses projetos é o Theoremas e Theorias (The^2), dedicado a promover a divulgação da matemática e estimular um maior interesse pela disciplina. Coordenado pelos professores Ray Serra, Joel Rabelo e Sandoel Vieira, o The^2 busca atrair e motivar estudantes com conteúdos interessantes e inspiradores.
De acordo com o professor Sandoel Vieira, um dos coordenadores do projeto, a iniciativa visa motivar e entusiasmar os estudantes de graduação: "Esse projeto tem o objetivo de alcançar os alunos de graduação com palestras que são pensadas de forma motivacional, para que se sintam inspirados a continuar estudando matemática e vejam resultados divertidos e interessantes", comenta.
Projeto Theoremas e Theorias (The^2)
O professor também explica como o projeto funciona: "A cada 15 dias, nos reunimos no auditório do Departamento de Matemática com professores convidados, que podem ser da universidade, de outras instituições ou até de fora do ambiente acadêmico. Esses palestrantes são chamados para dar palestras que têm o objetivo de motivar e entusiasmar os alunos que estão na graduação", explica.
Grupo de Estudos Olímpicos em Matemática (GEOM)
Além do Theoremas e Theorias (The^2), o professor Sandoel Vieira também coordena outro importante projeto do departamento, o Grupo de Estudos Olímpicos em Matemática (GEOM). Esse grupo de estudos, em está em seu segundo semestre de atividade, e realiza encontros semanais orientados por professores e voltados para a preparação em competições matemáticas:"Eu e o professor Ray nos reunimos semanalmente com os alunos para discutir problemas olímpicos ou estudar alguma técnica que os ajude a resolver problemas de nível médio ou superior", relata Sandoel.
Segundo o coordenador, esses projetos promovem uma aproximação entre alunos e professores, criando uma cultura de comunicação mais ativa: "Esperamos que essa iniciativa gere um sentimento de co-participação e que, ao longo do tempo, os alunos possam aprimorar suas habilidades e, no futuro, se tornem professores que disseminem o conhecimento e o espírito olímpico, permitindo que mais alunos tenham acesso a competições olímpicas", finaliza o professor.
Através desses projetos de ensino, a comunidade acadêmica fortalece a disseminação do conhecimento e fomenta a diversão e a curiosidade pelo ensino da matemática. O Dia do Matemático é comemorado em 26 de outubro, a Universidade Federal do Piauí parabeniza os professores e futuros professores por criarem um ambiente colaborativo e inspirador.