UFPI entrega título de Doutor Honoris Causa ao médico neurocirurgião Benjamim Pessoa
Mesa de honra da solenidade de Doutor Honoris Causa
Em cerimônia aberta ao público, que aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, na tarde de quinta-feira(24/10), a Instituição deu boas-vindas ao novo Doutor Honoris Causa. O médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale recebeu a alta distinção acadêmica em reconhecimento às suas notáveis contribuições para a medicina, bem como para a sociedade piauiense. A ocasião contou com a presença de representantes da Administração Superior, do Conselho Universitário (CONSUN), autoridades do Estado, familiares e amigos do homenageado. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube.
A concessão do título foi aprovada pela resolução Nº 210, de 27 de agosto de 2024, do Conselho Universitário (CONSUN), por proposição do vice-reitor da Universidade, Viriato Campelo, e do diretor do Centro de Ciências da Saúde(CCS) da UFPI, Arquimedes Cavalcante, em reconhecimento à extensa contribuição de Benjamim Pessoa Vale na área da assistência à saúde e na inclusão da pessoa com deficiência.
Na foto, o reitor e vice-reitor, Gildásio Guedes e Viriato Campelo, respectivamente, ao lado do médico Benjamim Pessoa
“O Doutor Benjamim é uma figura ilustre da sociedade piauiense”, ressaltou em seu discurso o reitor da UFPI e presidente do Conselho, Gildásio Guedes. Segundo ele, o médico se faz um bom gestor, ao passo que também se apresenta como clínico. Ressalta ainda sua origem humilde, que não foi empecilho para construir uma bagagem intelectual e técnica na área de saúde, o qual considera inigualável. “Por conta disso, foi proposta essa honraria pelo Centro de Ciência da Saúde(CCS), a qual foi muito bem abraçada e aprovada pelo Conselho da Universidade”, finalizou.
O vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, destaca que, além de Benjamin ser egresso da Universidade, possui um trabalho honroso no Centro Especializado de Recuperação de Pessoas Sequeladas(CRI), além de ser referência na área da obstetrícia no Estado, atividades estas que já lhe confeririam o maior título da Instituição. “Ele é merecedor e a Universidade precisa se manifestar diante de um professor que apresenta um desempenho inestimável, digno de tais honrarias”, enfatizou.
Diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, ao lado do médico Benjamim Pessoa
De acordo com o diretor do CCS, Arquimedes Cavalcante, o médico realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica endovascular para as doenças do cérebro do Estado do Piauí, além de, juntamente com outros profissionais, fundar a Associação Reabilitar em 2006, da qual também é presidente. “Grande parte da sua trajetória, através da Instituição, é respaldada em prol da superação da pessoa com deficiência, nas suas potencialidades, trabalhando para reintegrá-la na sociedade, no mercado de trabalho e na sua família, conquistando seu espaço e, principalmente, o respeito. Não satisfeito só em tratar, atuou como coordenador do projeto Pense Bem da Associação Reabilitar, dividido nas vertentes Pense Bem AVC e Pense Bem Trauma, tendo como objetivo reduzir os casos de lesões ópticas decorrentes do acidente vascular cerebral e dos neurotraumas no Estado do Piauí”, disse durante a solenidade.
Concessão do Título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria entregue pela Universidade
Para o homenageado, gratidão e grande orgulho definiam seus sentimentos em receber a honraria da Universidade na qual se formou como médico. “Tenho muito apreço pela UFPI, não só por ter estudado aqui, mas também pelo meu filho que atualmente é discente da Instituição. A premiação é um sinal de reconhecimento à capitalidade do nosso trabalho na sociedade, no qual em função da cidadania, temos trabalhado para integrar pessoas marginalizadas à sociedade”, frisou Benjamim Pessoa.
Membros do Conselho Universitário
A cerimônia contou com a presença dos conselheiros do CONSUN/UFPI: o Pró-reitor de Extensão e Cultura (PREXC), Francisco Tavares Profa.; a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene; a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Profa. Edna Goulart; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante; a diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral, Edmilsa Santana; Prof. do Departamento de Ciências Jurídicas, Marcos Patricio Lima; a Pró-reitora de ensino de pós-graduação(PRPG), Profa. Regilda Saraiva; da Chefe de Departamento do Curso de Educação Física, Profa. Dionis de Castro. Além do vice-governador do Piauí, Themístocles Sampaio; Prof. Charles Camilo da Silva, Ex-reitor da UFPI; Dr. Marcos Barros Araujo, Neurologista e Diretor Técnico do Hospital Universitário; Profa. Samia Santos, Membro da Academia de Medicina do Piauí; Profa. Maria Castelo Branco, Membro da Academia de Medicina do Piauí; Dr. Raimundo Sá, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí; Dr. Antônio de Deus Filho; vice-presidente da Academia de Medicina do Piauí; Dr. Tibério Santos, neurologista do Hospital Universitário; Dr. Antônio Carlos, Chefe da Clínica Neurológica do Hospital Getúlio Vargas; Dr. Nazareno Brito, Presidente da Sociedade Teresinense de Neurocirurgia; Profa. Nadir Nogueira, professora do Departamento de Nutrição da UFPI; Maria Regina Sousa, Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Piauí (SASC); Prof. Eudemir Ferreira dos Santos, vice-diretor de Educação Aberta e a Distância da UFPI; Prof. Edilson Carvalho, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital São Marcos e docente da UFPI.
Breve biografia do agraciado
Benjamim Pessoa Vale nasceu em uma família de agricultores em um povoado chamado Lagoa do Mato, na cidade de Coelho Neto, no Maranhão. Quando adolescente e ajudava a família na lida da terra, uma escola começou a funcionar em um povoado vizinho e o médico destaca como essa oportunidade mudou a sua vida.
“Éramos 15 irmãos e eu caminhava 18km todo dia para ir da minha casa até a escola. Foi lá que comecei a ampliar o meu olhar e hoje vejo que a educação construiu em mim uma vida sem paredes, só com horizontes”, relembra Benjamim, que anos mais tarde foi aprovado no vestibular de Medicina da UFPI. Em seguida, ele se especializou em neurocirurgia no Hospital Heliópolis e também em neurorradiologia vascular intervencionista na Universidade de São Paulo - USP.
Com quase 30 anos de trabalho como neurocirurgião, Benjamim Pessoa Vale é hoje uma referência nacional no atendimento em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além de médico, ele ainda é escritor e autor de quatro livros sobre crônicas, sendo um deles voltado para o público infantil.
A atuação na área social é outra importante vertente na vida do médico. Como presidente da Associação Reabilitar, entidade social sem fins lucrativos do Piauí, Benjamim participou ativamente da concepção e da construção do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR). Desde a fundação, este centro é administrado pela Associação Reabilitar, em parceria com o Governo do Piauí e o Sistema Único de Saúde (SUS) e foi no CEIR que ele implantou os projetos Pense Bem AVC e o Pense Bem Trauma para levar informações preventivas de forma gratuita para a população.
Confira mais fotos:
Redes Sociais