Publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), o livro “Mídia e Dimensões do Tempo" traz uma reflexão profunda sobre como o tempo e suas múltiplas dimensões influenciam a comunicação, a sociedade e a forma como ela interage no mundo digital. O e-book é dividido em seis partes e aborda temas contemporâneos como desinformação, discursos de ódio, negacionismo científico e as novas dinâmicas sociais trazidas pela vida “plataformizada”. Com 13 organizadores, todos pesquisadores, à frente da produção, o livro é uma coletânea das produções submetidas ao evento “Mídia e Dimensões do Tempo” organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC), que tem a professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Ana Regina Rêgo, como coordenadora.
Segundo um dos organizadores do livro, Edison Mineiro, a obra reúne forças no combate à desinformação. “Me sinto muito entusiasmado de ver a publicação do livro ‘Mídia e Dimensões do Tempo’, uma coletânea de trabalhos apresentados durante evento que realizamos em 2023 na Universidade Federal do Piauí. Na obra, possuímos uma série de artigos que são pertinentes para debater sobre temáticas, como desinformação e fake news. Pautas necessárias na atualidade, uma vez que, vemos com profundidade esse fenômeno em processos de eleição e também na pandemia de covid-19”, destaca.
Luze Silva, também organizador do e-book, relata sua experiência na produção da obra: “Para mim, particularmente, eu participei da organização de um GT específico, para discussão de temas super importantes, principalmente vinculados também à questão racial, do machismo, enfim, temas que são importantes para a gente refletir juntos, e pensando nessa questão da intersecção de temáticas sociais. Então eu me envolvi muito nessa parte de entender, de ler os artigos que chegavam, de avaliar, de contribuir de alguma forma quando necessário e de aprender também, sobretudo, com esses artigos que vinham pra gente. Então a gente se organizou enquanto equipe responsável por esse jeito específico, então pra pensar, pra ler, pra organizar, pra avaliar e, sobretudo, para participar de discussões que foram muito importantes pra gente”, comenta.
A organizadora, Thalyta Arraes, evidencia a importância do evento para a construção do livro: “É muito importante para a academia iniciativas como essa do NUJOC-UFPI que ampliam a participação dos discentes, docentes e técnicos e tratam de temáticas essenciais na nossa contemporaneidade. O público teve a oportunidade de participar do curso, partilhar suas pesquisas em Grupos de Trabalho e amadurecê-las para a publicação do E-book. Foi uma oportunidade ímpar de poder contribuir a partir das minhas duas áreas de pesquisa - Comunicação e Filosofia - com dois artigos que articulam hermeneuticamente questões da nossa contemporaneidade como a sociedade digital e o problema do reconhecimento e a inteligência artificial e a expressabilidade da arte. Essas reflexões vem com o intuito de contribuir com essa proposta interdisciplinar do E-book e lançar luz aos desafios proporcionados pelos usos das tecnologias digitais que impactam nossas relações e nossas formas de compreensão de si e do mundo”, conclui.
O e-book pode ser acessado aqui.