Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI dá início à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com solenidade no CT

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 14h45

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-48.jpg

Mesa de abertura no auditório do CT

Nesta quinta-feira (17), a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou suas atividades na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento, realizado no auditório do Centro de Tecnologia (CT), reuniu estudantes, professores e representantes de 16 instituições parceiras, com o objetivo de promover a popularização da ciência e aproximar a comunidade acadêmica da sociedade em geral. Este ano, a SNCT tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, com o objetivo de promover debates sobre a biodiversidade brasileira, a valorização dos saberes tradicionais e o papel das tecnologias sociais na construção de um futuro sustentável.

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-50.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, destacou a importância da ciência como ferramenta essencial para a sociedade e o compromisso da UFPI com a disseminação do conhecimento. “A SNCT é um momento de conscientização sobre como a ciência está inserida diretamente na vida de todos, não apenas no meio acadêmico. Nosso compromisso é levar esse conhecimento além dos muros da Universidade, para toda a comunidade”, ressaltou.

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-42.jpg

Coordenadora do evento, professora Carla Rodarte

A coordenadora do evento, professora Carla Verônica Rodarte de Moura, também falou sobre a relevância da Semana e a articulação com outras instituições: “Nosso objetivo é consolidar a ciência como um patrimônio de todos. A programação deste ano reforça a integração entre universidade e comunidade, demonstrando o impacto das pesquisas na construção de um Piauí mais tecnológico e sustentável.”

Entre os presentes estavam o presidente da FAPEPI, João Xavier da Cruz Neto, representando o governador do Piauí, Rafael Fonteles; a professora Auriz Alencar, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); e Aldano Barros, representando a OAB-PI. Também participaram representantes de instituições como a Fiocruz, Sebrae, Águas de Teresina, e outros parceiros da SNCT no estado.

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-46.jpg

Professora Antônia Laires

A professora Antônia Laires, do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI, destacou a importância da SNCT para a conscientização pública. "A nossa proposta é levar a ciência de forma mais concreta para a população. Estamos mostrando como as instituições envolvidas contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico do Piauí. No dia 24, teremos a ‘Ciência na Praça’, levando pesquisas e conhecimento para o centro de Teresina, conectando ciência e comunidade”, disse.

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-47.jpg

Estudante Gabriel Rodrigues

O estudante e organizador do evento, Gabriel Rodrigues, do 12º período de Química, reforçou o objetivo de aproximação com a comunidade externa. “A SNCT não se limita ao público universitário. Queremos envolver a sociedade como um todo. Além da abertura, teremos atividades como o UFPI de Portas Abertas, que vai convidar escolas para conhecer os laboratórios e o funcionamento da universidade, promovendo uma maior interação entre a instituição e a população”, compartilhou.

Com o tema “Biomas do Brasil”, a 21ª edição da SNCT busca também chamar a atenção para os desafios ambientais, especialmente as queimadas e o desmatamento que afetam a biodiversidade da região Nordeste. As atividades programadas envolvem não apenas palestras e oficinas, mas também mostras e visitas guiadas, promovendo uma imersão em temas de preservação e sustentabilidade.

A SNCT é uma ação nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e seu objetivo é fortalecer a popularização da ciência por meio de eventos descentralizados em todo o país. No Piauí, a iniciativa vai além dos muros das universidades, com atividades previstas em espaços públicos e escolas, criando oportunidades para que a comunidade tenha acesso ao conhecimento científico de forma prática e interativa.

Além das atividades no campus universitário da UFPI, um dos momentos mais aguardados é o ‘Ciência na Praça’, no dia 24 de outubro, quando pesquisadores e estudantes irão expor banners e resultados de pesquisas no centro de Teresina, promovendo um diálogo direto com a população. A inscrição para apresentação de trabalhos está disponível até 21 de outubro. Acesse o formulário eletrônico aqui. Já o programa ‘UFPI de Portas Abertas’ receberá estudantes e visitantes de diferentes escolas e instituições, oferecendo visitas guiadas a laboratórios e espaços científicos.

Acesse também o instagram @snct_ufpi.

21ª_SEMANA_NACIONAL_DE_CIÊNCIA_E_TECNOLOGIA-18.jpg