Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Bom Jesus proporciona atividades educativas no 1º Agro Kids

Campus de Bom Jesus proporciona atividades educativas no 1º Agro Kids

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 11h14

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.01.57.jpeg

Discentes da Pós-Graduação em Ciências Agrárias e da Graduação em Engenharia Agronômica do CPCE/UFPI,
com Rose Fritzen, gestora do Recursos Humanos da Agro Fritzen

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI) colaborou com a realização do 1º Agro Kids no Salão de Eventos do Gurguéia Palace Hotel, em Bom Jesus - Piauí. O evento, que foi idealizado pela Agro Fritzen, teve como foco despertar o interesse das crianças e adolescentes pelo agronegócio. A iniciativa reuniu um público estimado em cerca de 900 pessoas, incluindo escolas municipais de Bom Jesus, Gilbués e cidades vizinhas, que proporcionaram aos alunos uma experiência educativa e enriquecedora.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.03.48.jpeg

Professora do curso de Zootecnia da UFPI, e doutoranda do PPG em Ciências Agrárias, Ana Alice Salmito

O 1° Agro Kids, mostrou a importância do setor agropecuário no dia a dia e destacou as diversas oportunidades existentes na região. a professora do curso de Zootecnia, Ana Alice Salmito e Ariane da Silva Lopes, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do CPCE/UFPI, organizaram umas das principais atividades do evento. Ana Salmito, fala sobre o objetivo e a importância da ação, intitulada “Experimentos Práticos na Educação em Solos”.

“O objetivo foi levar conhecimentos sobre solos, conceito, características, as funções no ambiente, promovendo uma conscientização ambiental, popularizando e ampliando o conhecimento científico acerca do solo. E foi importante pois muitas crianças e jovens tiveram contato com explicações sobre a formação do solo, porosidade do solo, colorteca, impacto da água da chuva, matéria orgânica (decomposição), poluentes do solo além da relevância da análise de solo para o produtor rural com ênfase em pH do solo e disponibilidade de nutrientes”, declara a professora Ana Alice Salmito.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.04.21.jpeg

Doutoranda do PPGCA/CPCE: Ariane da Silva Lopes Rocha Asceno

A organizadora ainda conclui com um panorama da atividade realizada, destacando a importância dos temas abordados para as crianças e adolescentes. “Esta ação foi uma novidade para os participantes, ampliou o conhecimento destes sobre o assunto além das crianças poderem participar de uma oficina: GEOTINTA, tinta elaborada a partir de solos com coloração diferente. Percebeu-se o engajamento e interesse das crianças em participar desta oficina, então é importante que a temática Educação em Solos seja direcionada para as escolas do ensino fundamental e médio do município”, finaliza Ana Alice Salmito.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.04.52.jpeg

Experimento: Porosidade do Solo

A oficina citada por ela foi outro ponto alto do evento, onde as crianças aprenderam a produzir tinta natural e sustentável de diversas cores a partir de diferentes tipos de solo. A atividade reforçou o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, e contou com a colaboração de discentes do curso de Engenharia Agronômica do CPCE, como Carlos Samuel Brito Oliveira, Jhenica da Silva Guedes, Júlio Cesar Noleto Correa, José Armando Miranda Morais e Luís Fabiano da Silva Barbosa dos Santos, que contribuíram com seus conhecimentos e entusiasmo.