Campus de Bom Jesus proporciona atividades educativas no 1º Agro Kids

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.01.57.jpeg

Discentes da Pós-Graduação em Ciências Agrárias e da Graduação em Engenharia Agronômica do CPCE/UFPI,
com Rose Fritzen, gestora do Recursos Humanos da Agro Fritzen

Nos dias 11 e 12 de outubro, o Campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade Federal do Piauí (CPCE/UFPI) colaborou com a realização do 1º Agro Kids no Salão de Eventos do Gurguéia Palace Hotel, em Bom Jesus - Piauí. O evento, que foi idealizado pela Agro Fritzen, teve como foco despertar o interesse das crianças e adolescentes pelo agronegócio. A iniciativa reuniu um público estimado em cerca de 900 pessoas, incluindo escolas municipais de Bom Jesus, Gilbués e cidades vizinhas, que proporcionaram aos alunos uma experiência educativa e enriquecedora.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.03.48.jpeg

Professora do curso de Zootecnia da UFPI, e doutoranda do PPG em Ciências Agrárias, Ana Alice Salmito

O 1° Agro Kids, mostrou a importância do setor agropecuário no dia a dia e destacou as diversas oportunidades existentes na região. a professora do curso de Zootecnia, Ana Alice Salmito e Ariane da Silva Lopes, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do CPCE/UFPI, organizaram umas das principais atividades do evento. Ana Salmito, fala sobre o objetivo e a importância da ação, intitulada “Experimentos Práticos na Educação em Solos”.

“O objetivo foi levar conhecimentos sobre solos, conceito, características, as funções no ambiente, promovendo uma conscientização ambiental, popularizando e ampliando o conhecimento científico acerca do solo. E foi importante pois muitas crianças e jovens tiveram contato com explicações sobre a formação do solo, porosidade do solo, colorteca, impacto da água da chuva, matéria orgânica (decomposição), poluentes do solo além da relevância da análise de solo para o produtor rural com ênfase em pH do solo e disponibilidade de nutrientes”, declara a professora Ana Alice Salmito.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.04.21.jpeg

Doutoranda do PPGCA/CPCE: Ariane da Silva Lopes Rocha Asceno

A organizadora ainda conclui com um panorama da atividade realizada, destacando a importância dos temas abordados para as crianças e adolescentes. “Esta ação foi uma novidade para os participantes, ampliou o conhecimento destes sobre o assunto além das crianças poderem participar de uma oficina: GEOTINTA, tinta elaborada a partir de solos com coloração diferente. Percebeu-se o engajamento e interesse das crianças em participar desta oficina, então é importante que a temática Educação em Solos seja direcionada para as escolas do ensino fundamental e médio do município”, finaliza Ana Alice Salmito.

WhatsApp_Image_2024-10-18_at_10.04.52.jpeg

Experimento: Porosidade do Solo

A oficina citada por ela foi outro ponto alto do evento, onde as crianças aprenderam a produzir tinta natural e sustentável de diversas cores a partir de diferentes tipos de solo. A atividade reforçou o compromisso com práticas ambientalmente responsáveis, e contou com a colaboração de discentes do curso de Engenharia Agronômica do CPCE, como Carlos Samuel Brito Oliveira, Jhenica da Silva Guedes, Júlio Cesar Noleto Correa, José Armando Miranda Morais e Luís Fabiano da Silva Barbosa dos Santos, que contribuíram com seus conhecimentos e entusiasmo.