Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III StartUFPI estimula a Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito acadêmico

III StartUFPI estimula a Ciência, Tecnologia e Inovação no âmbito acadêmico

Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 09h48

STARTUFPI-17.jpg

Solenidade de abertura do III StartUFPI no Cine Teatro

A cerimônia de abertura do terceiro StartUFPI aconteceu na tarde desta quinta-feira (17), no Cine Teatro da UFPI. Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), o evento tem como objetivo fomentar o interesse da comunidade acadêmica em ciência, tecnologia, empreendedorismo, inovação e pesquisa aplicada.

A mesa de honra da solenidade contou com a presença do reitor, Gildásio Guedes; Nayara Cardoso, organizadora do StartUFPI e docente do curso de Engenharia de Produção; Keylla Urtiga, coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI; Ciro Sá, representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Mirna Vaz da Rocha, representante do SEBRAE; e Ribeiro Júnior, da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).

STARTUFPI-15.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante seu discurso, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância de incentivar o empreendedorismo e comemorou os frutos dos projetos da UFPI. “Estamos começando a colher resultados com o GAAI, o StartUFPI e as incubadoras tecnológicas, como a INBATE e a INEAGRO”, afirmou o reitor.

Ele ressaltou também a relevância do impacto que essas iniciativas geram na sociedade: “O intercâmbio da Universidade com a cultura, o empreendedorismo, e a integração com empresas e indústrias são fundamentais. Isso beneficia não apenas os alunos da graduação e pós-graduação, mas também todos que participam da comunidade acadêmica.”

STARTUFPI.jpg

Professora Nayara Rodrigues

Nayara Rodrigues, organizadora do StartUFPI, explicou que o processo de surgimento da iniciativa se deu ao longo de aulas da disciplina de “Inovação e Empreendedorismo” do curso de Engenharia de Produção. “O StartUFPI nasceu dentro da sala de aula. A gente estava decidindo como fazer a disciplina ser inovadora, já que ela leva o nome de inovação. Veio a ideia de fazer um evento de inovação para a gente divulgar o que a gente estava adquirindo de conhecimento para a sociedade como um todo e que seria organizado pelos alunos. Assim surgiu o StartUFPI.”, explicou.

“A PROPESQI me procurou e, juntos, a gente transformou o evento em algo bem maior para a Universidade inteira, com maior divulgação e palestrantes vindos de outros lugares trazendo mais conhecimento e networking, aproveitando o cenário de Teresina que está buscando ser uma cidade mais inovadora e empreendedora.”, informou.

STARTUFPI-7.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga

Keylla Urtiga, coordenadora da Pesquisa e Inovação da PROPESQI, frisou sobre as ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria desde 2022, com o lançamento do programa InovaUFPI. “Plantamos uma semente que já gerou frutos importantes, como o Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI). Nosso objetivo é continuar estimulando o desenvolvimento tecnológico e a inovação em toda a comunidade acadêmica”, disse.

A coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI também exaltou o protagonismo dos discentes e do professor Romuere do GAAI e anunciou o alongamento de suas atividades por mais 12 meses. “O Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação foi uma importante contribuição que tivemos para que pudéssemos realizar nossas atividades nesse último ano e que nos ajudou a entregar todos esses resultados. É por isso que anuncio agora, em primeira mão, que eles terão uma prorrogação de mais um ano que é permitida em nosso edital. Eles terão condições de ter mais um ano para realizar mais coisas ainda porque é muito necessário”, comunicou.

STARTUFPI-33.jpg

Gerente de Inovação da PROPESQI, Albemerc Moraes

Albemerc Moura, gerente de Inovação da PROPESQI, manifestou alegria com a continuidade das atividades do grupo. “Fico muito feliz com a renovação do GAAI. Vocês viram a quantidade de atividades que conseguimos fazer durante apenas um ano, então é muito importante todo esse processo que a gente está vivenciando na Universidade e, inclusive, este é um evento no qual o grupo está envolvido de corpo e alma”, reiterou.

Marcaram presença na cerimônia, o professor Alexandre de Castro Maciel, coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI; Romuere Silva, tutor do Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação da UFPI (GAAI); Rodrigo Veras, representante o Departamento de Computação; Moisés Mendes da Silva em representação do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual do Piauí (NIT/UESPI); Ana Cristina Fialho, diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC/UFPI); Luiz Augusto de Oliveira, diretor da Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense (INEAGRO/UFPI); e Francisco Tarso Caselli, representando a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG).

STARTUFPI-18.jpg

Professor Romuere Silva apresenta GAAI para público no Cine Teatro

Após a solenidade, o GAAI realizou uma apresentação a respeito do grupo e seu funcionamento. A palestra de abertura foi realizada pela professora Manu Bezerra e teve como tema “Despertando o empreendedorismo: criatividade e inovação para a geração de negócios”.

As atividades seguem até sexta-feira (18), sendo realizadas no Cine Teatro e no Espaço de Inovação da UFPI, e incluem palestras, mesas redondas, oficinas, workshops e a grande final do “Desafio InovaUFPI”.

Acesse também o instagram @start_ufpi.

STARTUFPI-22.jpg