Professor Lauro Araújo Mota ao lados dos pesquisadores Luis Quintanar Rojas e Yulia Solovieva
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (GEPPEDH) do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), em Picos, sob a liderança do professor Lauro Araújo Mota, estabeleceu uma importante parceria com dois renomados pesquisadores internacionais na área da Neuropsicologia Histórico-Cultural, oriundos do México e da Rússia.
Os pesquisadores são Luis Quintanar Rojas e Yulia Solovieva, reconhecidos internacionalmente por sua expertise em neuropsicologia. Ambos fundaram e coordenaram o mestrado em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica na Faculdade de Psicologia da Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), em Puebla, México.
Segundo o professor Lauro Araújo Mota, essa parceria estratégica faz parte do processo de internacionalização das universidades públicas brasileiras e destaca a relevância das pesquisas produzidas no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, no interior do Piauí. "A colaboração com esses dois pesquisadores, que agora integram o GEPPEDH da UFPI, tem como objetivo aprimorar as pesquisas desenvolvidas pelo grupo em benefício da sociedade piauiense. As atividades incluem cursos de extensão, palestras, além da publicação de livros e coletâneas dos trabalhos realizados no âmbito dessas iniciativas. É importante ressaltar a integração entre ensino, pesquisa e extensão, que não apenas beneficia a comunidade acadêmica do CSHNB, mas também está aberta ao público de Picos e região", conclui.