Colégio Técnico de Floriano (CTF) realiza 2ª certificação dos concludentes da EJA-EPT

Equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do CTF/UFPI. Foto: Josélia Ferreira Cardoso (2024)

O Colégio Técnico de Floriano (CTF) realizou mais uma cerimônia de certificação dos concludentes dos cursos FIC em Agricultor Familiar, Produtor Agropecuário e Horticultor Orgânico, no âmbito do Projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA), integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As solenidades ocorreram nos dias 27 e 28 de setembro.

O projeto é desenvolvido pelo CTF, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Floriano e Nazaré do Piauí. 

Ao todo, 107 concludentes foram certificados nos três cursos, sendo 34 em Nazaré do Piauí e 73 em Floriano. A distribuição foi a seguinte: Agricultor Familiar: 14 estudantes em Nazaré do Piauí e 14 em Floriano; Horticultor Orgânico: 20 estudantes em Nazaré do Piauí e 31 na Comunidade Shalom, em Floriano; Produtor Agropecuário: 28 estudantes na Comunidade Shalom, em Floriano.  

Primeira Solenidade  

Concludentes dos cursos Agricultor Familiar e Horticultor Orgânico de Nazaré do Piauí e equipe da EJA-ETP-CTF. Foto: Josélia Ferreira Cardoso (2024).

A cerimônia do dia 27 de setembro ocorreu em Nazaré do Piauí e contou, na mesa de honra, com o professor Alexandre Ribeiro Araújo, coordenador geral da EJA/EPT no CTF; a professora Nívea Gomes Nascimento de Oliveira, coordenadora adjunta da EJA/EPT no CTF; o professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor do Eixo de Recursos Naturais no CTF; Nilza Maria Sousa Santos, secretária de Educação de Nazaré do Piauí; também estiveram presentes na cerimônia: as professoras Wilaine Costa de Carvalho e Josélia Ferreira Cardoso Silva; os apoios de sala Ivoneide Borges Viana Costa e Ricardina Silva Oliveira; Delma Lima de Miranda, diretora da Escola Estadual Cleonice Reis, que atuou como cerimonialista do evento.  

Durante a abertura, os professores da mesa de honra ressaltaram os desafios enfrentados na execução do projeto e a importância da formação técnica para a vida dos concludentes. Eles também incentivaram os formandos a continuarem estudando e buscando novos sonhos, ressaltando que essa certificação é apenas o **início de uma jornada de sucesso.

Após os discursos, a mesa de honra foi desfeita, e deu-se início à chamada nominal dos concludentes para a entrega dos certificados.  

Segunda Solenidade  

A cerimônia do dia 28 de setembro ocorreu no auditório do Colégio Técnico de Floriano (CTF), com a presença, na mesa de honra, da professora Francimeiry Santos Carvalho, diretora do CTF; do professor Alexandre Ribeiro Araújo,  Coordenador geral da EJA/EPT no CTF; do professor Hozano de Souza Lemos Neto, supervisor do Eixo de Recursos Naturais no CTF; outros participantes presentes: professora Nívea Gomes Nascimento de Oliveira, coordenadora adjunta da EJA/EPT no CTF; os professores Tailândia Pereira de Sá, Maria Diana Melo Araújo e Moisés Alves de Miranda; apoios de sala: Dannielle Vieira de Sousa Borges, Patrícia Gomes Rodrigues Silva, Maria Mattos (Shalom) e Rosângela Feitosa França, que foi a cerimonialista do evento.

Mesa de honra formada pela Diretora do CTF, Francimeiry Carvalho (ao centro), coordenador geral da EJA/EPT, Alexandre Ribeiro (à direita) e supervisor da EJA/EPT, Hozano de Souza Lemos Neto (à esquerda). Foto: Maria Diana Melo (2024)

A diretora do CTF, professora Francimeiry Santos, deu as boas-vindas e destacou a importância da educação na transformação social e o papel do CTF na vida dos jovens e adultos. Ela ressaltou que o colégio está de portas abertas para toda a comunidade.  

Em seguida, o professor Alexandre Ribeiro Araújo fez um balanço do projeto, enfatizando os desafios enfrentados na implementação e a satisfação em ver o projeto chegar ao dia da certificação. “Finalmente conseguimos chegar a esse tão sonhado dia, o de entregar o certificado a esses jovens e adultos e ver a felicidade estampada no rosto de cada um de vocês. Isso não tem preço”, destacou.

Por fim, o professor Hozano de Souza Lemos Neto ressaltou que o sucesso do projeto só foi possível graças à dedicação da equipe envolvida na EJA/EPT. “A realização de mais esse sonho só foi possível graças à contribuição de toda a equipe da EJA integrada à EPT, e por isso somos imensamente gratos ao trabalho de cada um de vocês”, afirmou.

Concludentes dos Cursos Agricultor Familiar, Produtor Agropecuário e Horticultor Orgânico realizado em Floriano e a equipe da EJA-ETP-CTF. Foto: Maria Diana Melo (2024).

Após os pronunciamentos, a mesa de honra foi desfeita, e a chamada nominal dos concludentes teve início.

Durante a cerimônia, o professor Marttem Costa de Santana, orientador pedagógico da EJA/EPT, ministrou uma palestra sobre o “Setembro Amarelo”, abordando a importância da saúde mental.

Para encerrar, o coordenador Alexandre Ribeiro Araújo agradeceu a presença de todos e desejou sucesso aos novos concludentes.

Palestra sobre Setembro Amarelo como o prof. Marttem Costa de Santana, orientador pedagógico da EJA-ETP-CTF. Foto: Maria Diana Melo (2024)