Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 15 de outubro: Estudantes da UFPI homenageiam professores que os inspiram na Universidade

Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 11h22

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_11.07.02.jpeg

Para celebrar o Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) homenagearam docentes que marcaram suas trajetórias. Estudantes dos cursos de Física, Química, História, Jornalismo e Farmácia gravaram vídeos dedicados aos professores que os inspiraram em sua jornada acadêmica.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_09.11.43.jpeg

Estudante de Jornalismo, Fábio Andrade

Fábio Andrade, estudante de Jornalismo, destacou o impacto da professora Juliana Teixeira em sua vida universitária: "A professora Juliana me inspira por ser uma excelente profissional, uma educadora exemplar e, além disso, por lutar por dias melhores. Ela é engajada tanto em questões sociais quanto profissionais, sendo uma inspiração completa. Tenho um carinho enorme por ela", afirmou.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_09.01.18.jpeg

Professora de Jornalismo, Juliana Teixeira

A professora Juliana Teixeira, ao receber a homenagem, expressou sua gratidão: "Fábio, além de um aluno, tornou-se um amigo. Tenho o privilégio, aqui na UFPI, de ver muitos alunos se transformarem em amigos. É incrível acompanhar o amadurecimento deles, ver aquele olhar inicial, cheio de curiosidade, se transformar à medida que eles crescem como pessoas e profissionais", declarou.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_10.32.57.jpeg

Estudante de Química, Francisco Marcelo

Francisco Marcelo, aluno de Química, também deixou seu testemunho sobre um professor especial: "O professor Arimatéia sempre me ajudou desde o início, especialmente quando eu tinha dificuldade nas disciplinas e pensava em desistir. Ele esteve presente até nos momentos mais difíceis, como durante a pandemia", relatou.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_10.30.47.jpeg

Professor de Química, José Arimateia Dantas

Em resposta, o professor José Arimateia Dantas expressou sua gratidão: "Sinto-me feliz e realizado por exercer a docência. Estar em sala de aula é uma paixão, e o reconhecimento dos alunos torna tudo ainda mais gratificante. Ajudar os estudantes a se desenvolverem como pessoas, cidadãos e profissionais é, para mim, uma grande satisfação", declarou.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_09.11.43_1.jpeg

Estudante de História, Ítalo Matheus

Já Ítalo Matheus, estudante de História, mencionou duas figuras importantes em sua trajetória: "Tenho dois professores que mais me inspiram. A professora Filadélfia, responsável pelo projeto Casulo, que trata da saúde mental na universidade, e meu orientador, o professor Fábio Leonardo, que é como um pai para mim aqui dentro. Ele me inspira e me orienta em vários aspectos", afirmou.

WhatsApp_Image_2024-10-15_at_09.01.17.jpeg

Professor de História, Fábio Leonardo

O professor Fábio Leonardo comentou sobre a importância do cuidado na relação entre professor e aluno: "Ser professor envolve mais do que ensinar. Há também uma dimensão de cuidado, de olhar para os alunos como seres integrais, considerando suas vivências e necessidades. A saúde mental e o aconselhamento fazem parte desse processo, pois é essencial enxergar o aluno além da sala de aula", destacou.

A homenagem reflete o reconhecimento da relevância do trabalho docente e o impacto positivo que esses professores têm no ambiente universitário. A UFPI reafirma a importância de celebrar o Dia do Professor como forma de valorizar o papel dos educadores na orientação e motivação dos alunos, ajudando-os a alcançar seu potencial e construir um futuro promissor.

Além dos professores já mencionados, outras homenagens foram dedicadas a docentes da instituição, como a professora Cláudia Adriana de Souza, do curso de Física, e a professora Rosimeire Ferreira, de Farmácia. O vídeo completo da homenagem está disponível nas redes sociais da UFPI.