Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III StartUFPI começa dia 17 de outubro; evento traz Ciência, Tecnologia e Inovação para Universidade

Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2024, 14h24

WhatsApp_Image_2024-10-11_at_14.17.48.jpeg

A terceira edição do StartUFPI, evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), visa trazer mais ciência, tecnologia e inovação para dentro da Instituição, com palestras, workshops, feiras, startups e muitas outras novidades. O evento acontece nos dias 17 e 18 de outubro no Cine Teatro e no Espaço de Inovação da UFPI.

VISITA_OXFORD-5.jpg

Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação da PROPESQI, Keylla Urtiga, comenta sobre a proposta do evento de discutir esses temas. “O StartUFPI, que deve entrar para o calendário da nossa Universidade como evento anual de inovação da UFPI, aposta na diversidade de atividades para atrair e engajar a comunidade com o objetivo de despertar o interesse pelo desenvolvimento de pesquisas aplicadas com potencial de se tornarem inovação. Teremos oficinas práticas, palestrantes nacionais que discutirão o empreendedorismo com base em ciência, feira das Startups das nossas incubadoras e, o principal, a final do Desafio InovaUFPI , uma competição pioneira entre equipes, que apresentará e premiará as soluções mais inovadoras para os problemas da nossa Universidade”, afirma.

O "Desafio InovaUFPI" visa estimular a comunidade acadêmica por meio de uma competição multidisciplinar voltada à criação de soluções inovadoras para as demandas da Universidade. Além disso, busca promover a cultura de inovação e empreendedorismo, alinhada aos desafios contemporâneos, e fortalecer o ecossistema de inovação no estado do Piauí. Keylla Urtiga dá mais detalhes sobre as apresentações. “Tivemos 72 inscrições no Desafio InovaUFPI. Os selecionados na primeira etapa receberão treinamento com equipe da Investe Piauí, responsável pelo Startup Piauí, para prepararem suas apresentações para o grande dia da final, no StartUFPI”, destaca.

Nesse sentido, a PROPESQI tem direcionado esforços para fomentar ações de inovação com base em ciência, em que o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços trazem soluções para problemas reais da sociedade. Para a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, essas ações contribuem para o crescimento do empreendedorismo dentro da instituição. “Essas ações têm contribuído para que tenhamos uma Universidade mais empreendedora, aquela que alcança a sociedade com o que aqui é produzido. A Universidade, ao prosseguir ativamente nessas iniciativas, está desempenhando um papel fundamental na promoção da inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico do estado e preparando a próxima geração de líderes e inovadores”, declara Keylla Urtiga.

WhatsApp Image 2024 09 29 at 14.38.36 1

Professora Nayara Cardoso

Uma das organizadoras do evento, Nayara Cardoso, afirma que as ações do StartUFPI buscam proporcionar um ambiente que provoque o despertar e o fortalecer do espírito empreendedor nos estudantes, professores, pesquisadores e na comunidade em geral estimulando ações inovadoras e criativas por meio de ideias e pela busca por soluções criativas para problemas reais. “Além disso, buscamos promover a interdisciplinaridade criando um ambiente de intercâmbio de conhecimento e experiências, propiciando a formação de equipes multidisciplinares para enriquecimento da abordagem de projetos empreendedores.”.

Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI)

Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI) realizam visita nos Centros  do Campus de Teresina

Professor Romuere Silva. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O professor Romuere Silva, Tutor do Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação da UFPI (GAAI), comenta sobre o que acontecerá no encontro que une teoria e prática de um ecossistema de inovação. “A teoria será vista nas oficinas e palestras, a prática poderá ser observada durante o Desafio InovaUFPI e também na feira de startups que teremos durante o evento. As apresentações serão em formato de pitch, ou seja, os participantes terão cinco minutos para apresentar suas ideias inovadoras à uma banca de jurados e estes poderão questionar a equipe sobre viabilidade, importância e outros aspectos do projeto apresentado”, frisa Romuere.

O GAAI é um grupo cujas ações são voltadas para o desenvolvimento de projetos de inovação na Academia com demandas do setor produtivo do Estado do Piauí, bem como o empreendedorismo enquanto ação articuladora da integração, educação, ciência, tecnologia e sociedade. O projeto, neste formato, é pioneiro entre todas as Universidades Federais do Brasil.

Toda a programação do StartUFPI está disponível no SIGAA e foi pensada para trazer insights, discussões, trocas de conhecimento e muito Network para a comunidade acadêmica da UFPI.

Acesse também o instagram @start_ufpi.