Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CCHL realiza Curso de Mapeamento com Drone para capacitar a comunidade acadêmica

Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h44

WhatsApp_Image_2024-10-04_at_16.51.06.jpeg

Curso de Mapeamento com Drone

Nos dias 3 e 4 de outubro, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, o Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediou Curso de Mapeamento com Drone, voltado para docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes. A iniciativa foi organizada pela professora Bárbara Johas, coordenadora do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana (CESU), sendo realizada nas dependências do supracitado Laboratório. Esta atividade de natureza pedagógica teve o objetivo de viabilizar o acesso ao conhecimento de novas tecnologias visando a realização de projetos científicos e tecnológicos entre as diversas Áreas e campos conceituais do Centro. O curso envolveu um total de 26 participantes.

A Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, professora Regilda Moreira-Araújo, destacou a relevância do curso e do novo laboratório. "O evento foi de grande importância, pois reuniu pesquisadores que contam com o apoio da Universidade, responsável pela estrutura física e por parte do mobiliário. Os pesquisadores, por meio de projetos financiados, adquiriram drones e outros materiais, e agora estão iniciando a formação em mapeamento com drones para aplicar em pesquisas de graduação e pós-graduação em diversos campos das humanidades, além de outras áreas", afirma.

De acordo com a diretora do CCHL, professora Edna Joazeiro, o Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) está em processo de implantação do Laboratório Multiusuários do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). “É nesta perspectiva que se inscreve a doação da Aeronave Drone pelas professoras Monique de Menezes e Bárbara Johas, com recursos oriundos do MCTI e CNPq para compor o rol de equipamentos tecnológicos para o Laboratório Multiusuários do CCHL, de forma a viabilizar o acesso a tecnologias de ponta que permitam a realização de projetos científicos e tecnológicos Interdisciplinares dos e nos campos de conhecimentos que compõem esse Centro”, explica.

O curso contou com a presença de docentes pesquisadores e estudantes dos Programas de Pós-graduação do CCHL, atualmente são 11 programas de Pós-graduação Stricto Sensu no Centro, e também contou com a presença de Programas de Pós-graduação de outros Centros de Ensino da UFPI.

WhatsApp_Image_2024-10-04_at_16.51.08.jpeg

Instrumento utilizado durante capacitação profissional

Ainda segundo a professora Edna Joazeiro, esse foi o primeiro curso voltado ao uso de Aeronaves Drones. Ela destaca que é necessário um conjunto de iniciativas visando o aprofundamento do conhecimento e a definição de parâmetros epistêmicos, técnicos, éticos e legais, em consonância com o arcabouço conceitual e legal vigente no Brasil.

“No que tange às expectativas do Laboratório Multiusuários do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) se consolidar e estar em pleno funcionamento, podemos afirmar que há um trâmite a ser empreendido, contudo, estamos trabalhando para que o mais rápido possível ele esteja regulamentado e disponível tanto para os pesquisadores e estudantes do CCHL que desejam contribuir para o fortalecimento das produções científicas do Colégio das Humanidades quanto para a busca de alternativas de pungentes questões que preocupam a Sociedade  de Teresina, do Piauí”, finalizou a professora Edna Joazeiro.