Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2024: V SEG e VIII ENID abordam sobre Inteligência Artificial no âmbito acadêmico

Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 11h06

WhatsApp_Image_2024-10-08_at_11.05.48.jpeg

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará, como parte dos Seminários Integrados da UFPI (SIUFPI 2024), dois importantes eventos: o V Seminário de Ensino de Graduação (SEG) e o VIII Encontro de Iniciação à Docência (ENID). Ambos terão como tema central "A Inteligência Artificial e a Universidade: oportunidades e desafios para o ambiente acadêmico".

Os seminários terão início no dia 7 de novembro, no Cine Teatro da UFPI, com transmissão ao vivo pelo canal UFPI TV no YouTube. A primeira mesa-redonda será dedicada ao tema "Impactos da IA no ensino: limites e possibilidades", promovendo discussões sobre as implicações da inteligência artificial no contexto educacional.

"Eventos como o SEG e o ENID são importantes porque buscam otimizar e aprofundar o ensino da graduação e pós-graduação com temáticas emergentes", explica a professora e coordenadora dos dois eventos, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti. A coordenadora, frisa, ainda, a necessidade de discutir e refletir sobre os usos e limites da Inteligência Artificial. "Precisamos conhecer um pouco melhor sobre a Inteligência Artificial e como ela pode ser trabalhada em uma perspectiva educacional", afirma a doutora em Educação pela UFPI.

No SEG, serão apresentados Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da graduação, permitindo que os estudantes compartilhem suas experiências e pesquisas científicas com foco no uso da IA no ensino superior. Os trabalhos serão divididos em três eixos temáticos principais: Inteligência Artificial, inteligência Artificial e Ética no Ensino Superior, inteligência Artificial e práticas docentes. A expectativa é que o V SEG contribua para uma compreensão mais profunda de como a Inteligência Artificial pode beneficiar a educação e a pesquisa, além de promover debates sobre os desafios éticos e técnicos associados a essa nova realidade. O V SEG premiará 27 trabalhos (TCC) de destaque, distribuídos entre os quatro campi da UFPI, sendo três premiados em cada um dos três eixos, por campus.

Já no ENID, que é voltado para trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), as submissões também deverão ser nas modalidades Relato de Experiência ou Pesquisa Científica. Os trabalhos poderão ser de um dos cinco grupos de trabalho, que cobrem temas como formação de professores, novas tecnologias na educação, IA e interdisciplinaridade. O VIII ENID premiará 40 projetos de destaque, distribuídos entre os quatro campi da UFPI, sendo dois premiados em cada um dos cinco grupos de trabalho, por campus.

De acordo com a professora, as expectativas para a realização da nova edição dos dois encontros é positiva e busca se estender à comunidade acadêmica em sua totalidade. "Nossa proposta é justamente que nós possamos ter esse momento para compartilhar experiências e, inclusive, que sejamos capazes de reaproximar e integrar estudantes e professores dos campi de Picos, Floriano e Bom Jesus", conclui a coordenadora.

Nos dois eventos, as apresentações dos trabalhos selecionados serão orais, com até 10 minutos de duração, e a seleção ocorrerá por critérios como originalidade, relevância e impacto na formação de estudantes. Os trabalhos aprovados poderão ser publicados em e-book (no caso do VIII ENID) e nos anais do evento (no caso do V SEG). A divulgação dos trabalhos selecionados acontecerá até 31 de outubro.

O objetivo de ambos os eventos é fomentar a produção acadêmica e estimular discussões sobre o uso de inteligência artificial na educação, em um momento em que a tecnologia assume papel central no ensino, além de divulgar as produções desenvolvidas no âmbito da UFPI.

Para maiores detalhes, consulte os Editais do V SEG e do VIII ENID, cujas submissões de trabalhos ocorrem de 01 a 25/10, por meio dos links:

Submissão de trabalhos (TCC) para o V SEG:

Submissão de trabalhos (PIBID e PRP) para o VIII ENID:

Mais informações confira abaixo:

Programação ENID-SEG 2024

Edital - V Seminário de Ensino de Graduação