Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SIUFPI 2024: XIV SEMEX e XI Mostra de Comunidades levam ciência para além da Universidade

Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 11h56

WhatsApp_Image_2024-10-08_at_11.54.11.jpeg

Na programação dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) promove, a partir de 4 de novembro, o XIV Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX) e a VIII Mostra de Comunidades da UFPI. A solenidade de abertura será realizada no Cine Teatro da UFPI. Os eventos oferecem uma oportunidade para que coordenadores de projetos de extensão, bolsistas e estudantes apresentem os resultados dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2024.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares, o tema escolhido para o evento foi definido em conjunto, levando em consideração a temática central do SIUFPI: "A Inteligência Artificial e a Universidade: Oportunidades e Desafios para o Meio Acadêmico". "Agora em sua 14ª edição, o SEMEX busca, sobretudo, dar mais visibilidade e facilitar a compreensão das ações de extensão realizadas na Universidade", explica.

Para o coordenador do XIV SEMEX e da VIII Mostra de Comunidades, professor Kelsen Ferreira e Silva, o diferencial deste ano é a descentralização das atividades. “Os campi do interior — Floriano, Bom Jesus e Picos — terão suas próprias solenidades de abertura. Cada campus organizará suas atividades iniciais. Neste ano, também teremos feiras, nas quais os projetos de extensão vinculados poderão apresentar seus resultados à comunidade. Além disso, teremos oficinas, apresentações de pôsteres, apresentações orais, e, no contexto das apresentações, introduzimos uma novidade: as rodas de conversa. Este será um espaço para ampliar as discussões sobre as ações de extensão realizadas pela UFPI, permitindo a troca de experiências e diálogos sobre essas ações”, destaca.

Submissão de Trabalhos

Os interessados em submeter trabalhos podem realizar suas inscrições entre 16 de setembro e 2 de outubro. A plataforma para submissão estará disponível no site do SIUFPI 2024. Já os alunos que desejarem participar como ouvintes poderão se inscrever a partir de 1º de outubro. Os participantes receberão um certificado de 20 horas complementares emitido pela organização do evento.

Acesse o edital do XIV SEMEX.

VIII Mostra de Comunidades

A VIII Mostra de Comunidades, que também faz parte do SIUFPI 2024, realizará a exibição dos vídeos inscritos no dia 7 de outubro. Os programas e projetos interessados poderão enviar vídeos com duração de até cinco minutos, com limite de 500 MB e no formato MP4, seguindo o Anexo 1 do edital do evento. O vídeo deverá incluir o título do projeto, nome do coordenador, local da ação extensionista e nome dos participantes.

Os vídeos submetidos à VIII Mostra de Comunidades serão disponibilizados no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (@prexcufpi) para visualização e votação. A premiação dos melhores trabalhos ocorrerá no dia 3 de dezembro.

Confira o edital do VIII Mostra de Comunidades.

A programação completa do XIV SEMEX e da VIII Mostra de Comunidades estará disponível em breve na página oficial do SIUFPI 2024.

SIUFPI 2024

Durante uma semana, ocorrerão eventos simultâneos, promovendo discussões em diversas áreas do conhecimento científico, artístico e cultural. Nesta sexta edição, o tema central será "A Inteligência Artificial e a Universidade: Oportunidades e Desafios para o Meio Acadêmico".

As inscrições estarão disponíveis em breve no site oficial do SIUFPI.