Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de pesquisa de Picos realiza curso de extensão em parceria com a Universidade do Chile

Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 15h10

foto_grupo_Brasil_-_Chile.jpg

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano (GEPEPEDH), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), em parceria com o curso de Psicologia da Universidade do Chile, realizou o curso de extensão "Língua de Sinais, Educação e Psicologia Histórico-Cultural". As aulas ocorreram de forma remota entre junho e julho de 2024, ministradas pelos professores Lauro Mota (UFPI), Paulina Castro (Universidade do Chile) e Daniel Matos (UECE).

Esse curso integra as parcerias nacionais e internacionais desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, com o objetivo de formar profissionais e pesquisadores de excelência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O GEPEPEDH já participou de atividades de intercâmbio acadêmico com a Universidade de Alcalá de Henares, na Espanha, e mantém colaborações acadêmicas com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE) no âmbito nacional, além da Universidade do Chile no âmbito internacional.

02a36471-0132-4a6b-9949-5a13a6ca9e49_1.jpg

Professor do Campus de Picos, Lauro Mota

Segundo o professor Lauro Mota, a iniciativa foi essencial para estreitar os vínculos interinstitucionais com instituições estrangeiras. “O curso fortalece a internacionalização da universidade pública brasileira, aprimorando a formação do corpo docente e dos pesquisadores, o que, por sua vez, eleva a qualidade dos serviços prestados à sociedade piauiense”, ressalta ele.

O curso contou com a participação de membros do GEPEPEDH e de estudantes do 4º ano do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile. As discussões abordaram o desenvolvimento humano típico e atípico e a aquisição da língua de sinais, tanto do Brasil quanto do Chile, à luz da Psicologia Histórico-Cultural.