Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programa de Extensão da PRPG realiza ação com o PTIA em celebração ao Dia Mundial do Idoso

Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 15h54

Dia_Internacional_do_Idoso-7.jpg

Ações de extensão reuniu PRPG e PTIA

O Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) realiza um conjunto de ações desde o dia 18 de setembro. O Programa busca, além de atender e beneficiar a comunidade local com serviços oferecidos pelo corpo universitário, fortalecer a formação de alunos de pós-graduação da instituição através da prática da extensão acadêmica.

Nesse sentido, em colaboração, o Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), também conhecido como Programa Terceira Idade em Ação (PTIA) realizou, na manhã da terça-feira (1/10), uma oficina com palestras, dinâmicas e discussões ministradas por profissionais de saúde e voltados para temas como sociabilidade, alimentação, saúde física e mental.

Dia_Internacional_do_Idoso_1.jpg

Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

De acordo com a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, a oficina é apenas uma das muitas atividades de extensão a serem desenvolvidas com a participação dos alunos de pós-graduação da UFPI para benefício da comunidade. ”Lançado pela CAPES, o Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) busca, exatamente, incentivar a extensão universitária e, hoje, estamos atendendo a comunidade através do PTIA”, reitera.

Subcoordenadora do PTIA e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI (PPGPP/UFPI), Solange Teixeira, comemora os mais de 30 anos de atuação do PTIA e reforça a importância do programa na data que dá visibilidade ao grupo. “Já conquistamos muitos direitos, políticas e serviços e, apesar de ser uma data para se comemorar, precisamos entender e estar constantemente na luta para a efetivação dessas conquistas, unidos, fortes e saudáveis”, afirma.

WhatsApp_Image_2024-10-03_at_14.41.19.jpeg

Na foto, as coordenadoras do PTIA/UFPI, Mauriceia Lígia Carneiro e Solange Teixeira; e a Assessora do PTIA,Verônica Teles

Ainda segundo Verônica Teles, assessora do PTIA, a iniciativa tem cerca de 208 alunos matriculados e funciona, sobretudo, no Centro de Ciências Humanas e Línguas (CCHL). “Nosso objetivo é acolher e dar uma qualidade de vida maior para os idosos que participam do nosso programa, principalmente através da socialização dessas pessoas”, frisa a, também, professora do programa.

“Eu faço parte do PTIA há muito tempo e o programa privilegia nós, pessoas idosas, com informações para que possamos prosseguir nossa caminhada na vida com qualidade, saúde e bem-estar”, diz Maria Alice Almeida, participante assídua das atividades do programa desde 2012, que elogia a oficina e a escolha dos temas tratados durante as palestras e discussões realizadas, além de frisar a necessidade de iniciativas semelhantes ao PTIA.

WhatsApp_Image_2024-10-03_at_14.47.33.jpeg