Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Representantes da UFPI participam de reunião do Programa CAPES Global em Salvador (BA)

Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2024, 12h07

WhatsApp_Image_2024-10-01_at_09.03.00.jpeg

UFPI marca presença em reunião do Programa CAPES-Global

Na sexta-feira, 27 de setembro, a Apresentação Regional do Programa CAPES-Global no Nordeste foi realizada com a participação de representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento ocorreu no Palácio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, e teve como público-alvo Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, além de gestores da área internacional de Instituições de Ensino Superior (IES).

O Programa, coordenado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), visa fomentar a criação de redes de cooperação entre IES nacionais das cinco grandes regiões do Brasil, em diferentes estágios de internacionalização, por meio de parcerias com IES estrangeiras. O objetivo é promover o desenvolvimento científico e acadêmico dos participantes, fortalecendo o protagonismo do Brasil no cenário mundial.

A apresentação do programa teve como foco incentivar a internacionalização no âmbito do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O encontro contou com a presença de Rui Vicente Oppermann, diretor de Relações Internacionais da CAPES, e Vanessa Fernandes de Araújo Vargas, coordenadora-geral de Programas Institucionais e Bolsas Internacionais. Representando a UFPI, participaram Regilda Moreira-Araújo, pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), e Aldeídia Oliveira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia (PPGFARM).

A pró-reitora Regilda Moreira-Araújo destacou a importância do encontro introdutório para ampliar e melhorar a compreensão sobre as ações que devem ser implementadas. “Essas reuniões com todas as regiões do Brasil foram fundamentais para discutirmos a proposta, entendermos o programa e contribuirmos. Estamos agora ajudando no lançamento do edital”, afirmou.

A professora Aldeídia Oliveira ressaltou os benefícios que o programa trará para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão. “Acredito que foi uma oportunidade para compreender as futuras ações do Programa CAPES-Global e acompanhar as discussões que moldarão a construção do programa. Esse conhecimento prévio permitirá que a UFPI se prepare ou antecipe negociações com outras IES brasileiras com iniciativas consolidadas de internacionalização via PRPG e PROPESQI”, declarou.

Regilda Moreira-Araújo também explicou que os programas de pós-graduação serão diretamente beneficiados pela iniciativa. Programas com notas cinco, seis ou sete poderão atuar como coordenadores de propostas, dependendo da temática, abordagem e direcionamento, enquanto os PPGs com notas quatro e três poderão participar como colaboradores. “Isso será positivo tanto para os programas com notas 5, 6 e 7, que já possuem experiência em internacionalização e vão se consolidar ainda mais, quanto para os programas com notas 4 e 3, que terão a oportunidade de ingressar nesse processo de internacionalização”, concluiu.