UFPI participa de 1ª Feira Literária da Academia de Letras do Vale do Longá em Barras (PI)

WhatsApp_Image_2024-10-02_at_10.40.34.jpeg

Evento literário contou com presença da UFPI na cidade de Barras (PI)

O vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, esteve presente na 1ª edição da Feira Literária da Academia de Letras do Vale do Longá, instituição da qual é presidente. O evento ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro, na Praça Monsenhor Boson, no município de Barras. A feira teve como objetivo promover diálogos literários entre 12 escritores convidados e o público, além de expor as obras para venda. O professor foi recebido no auditório da Secretaria de Educação de Barras, onde participou de uma conversa sobre literatura, história e arte com estudantes e intelectuais locais.

WhatsApp_Image_2024-10-02_at_16.44.45.jpeg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

Viriato Campelo destacou que a participação da UFPI no evento reflete o compromisso da instituição em se aproximar da comunidade do estado do Piauí, fortalecendo vínculos com órgãos que promovem a educação e a cultura. "Estamos mais uma vez presentes em atividades que ocorrem além dos nossos campi, estreitando relações com a comunidade e fomentando a educação. Nosso objetivo é divulgar a Universidade, especialmente em relação ao que consideramos mais importante: a produção de conhecimento", ressaltou.

Os títulos apresentados na feira de Barras constam de livros publicados pela Editora da UFPI (EDUFPI) e obras com apoio da Universidade. Dentre eles, "Torquato Neto – Arte Inacabada", "Um Bruxo à Mesa de Jantar",  "Centro de Ciências da Saúde: Meio Século de Contribuição ao Desenvolvimento do Piauí", "Os Jesuítas no Sertão do Piauí: 50 Anos Entre Fazendas e Rebanhos (1711-1760)". Além das seguintes obras que contam com o apoio da UFPI: "Imagens do Piauí" e "Monsenhor Boson: O Missionário da Educação".

Durante o evento, estiveram presentes a professora do Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Maria Betânia Guerra Negreiros Furtado; e o professor aposentado do Departamento de Morfologia, Manoel Monte Carvalho Filho.

WhatsApp_Image_2024-10-02_at_10.40.33.jpeg