Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com destaque ao Ensino de História, Campus de Picos sedia eventos em novembro

Com destaque ao Ensino de História, Campus de Picos sedia eventos em novembro

Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2024, 12h19

evento_historia.jpg

Entre os dias 11 e 14 de novembro, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acontecerá o I Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em História e a XVI Semana de História. O tema central do evento é “História Pública e Ensino de História: Com o público e para o público nas disputas de narrativas do capitalismo tardio”.

A programação será diversificada, incluindo simpósios temáticos, minicursos, oficinas, apresentações culturais e muito mais. Estudantes que já cursaram ou estão cursando as disciplinas de Estágio Obrigatório I, II, III ou IV, assim como os que participam do Programa de Residência Pedagógica, ambos do curso de Licenciatura Plena em História da UFPI/CSHNB, podem se inscrever para a apresentação de painéis até o dia 4 de novembro.

O professor Fernando Muratori, organizador do evento, destaca os vários objetivos da iniciativa. “Entre os objetivos, um é proporcionar aos estudantes de História do campus uma maior inserção nas discussões acadêmicas e intelectuais sobre História Pública e Ensino de História. Queremos aprofundar o debate sobre como a História pode extrapolar o ambiente acadêmico, promovendo diálogos públicos sem viés autoritário. Além disso, haverá discussões focadas no ensino da História”, explica o professor.

Muratori também ressalta suas expectativas para o evento: “Esperamos realizar as discussões propostas e promover um evento rico do ponto de vista teórico-metodológico. Nossa intenção é despertar o interesse da comunidade em geral para os debates historiográficos e envolver os estudantes, em especial os nossos, na dinâmica dos eventos acadêmicos, incentivando a apresentação de trabalhos e a participação ativa”, conclui.

A cerimônia terá 3 eixos de apresentação:

Painel 1: Ensino de História e a prática docente na sede de ensino fundamental - anos finais.

Painel 2: Ensino de História e a prática docente nos anos do ensino médio.

Painel 3: Ensino de História através de projetos de ação pedagógica na educação básica.

As avaliações das propostas vão de 5 até 7 de novembro. As demais informações se encontram no site do evento e a divulgação dos resultados das inscrições de Propostas de Simpósios Temáticos e Oficinas acontecem de 10 a 12 de outubro.

Confira o Cronograma de inscrições e submissões:

cronograma.png

Para mais informações, clique aqui e acesse o site do evento.

Confira também o instagram do evento: @xvisemhipi