Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa do Campus de Bom Jesus da UFPI conquista prêmio “Destaque Acadêmico em Ciência do Solo”

Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 16h22

Doutoranda Paula Alves conquista prêmio “Destaque Acadêmico em Ciência do Solo”

Com o tema "Valores de Referência e Índices de Poluição de Metais para Solos em uma Bacia Hidrográfica do Nordeste Brasileiro’’, o projeto realizado pela doutoranda Paula Alves, sob orientação do professor Cácio Luiz Boechat, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (PPGCA/UFPI) conquistou o “Destaque Acadêmico em Ciência do Solo”. O reconhecimento aconteceu durante a VIII Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada entre os dias 16 e 20 de setembro em Arapiraca, Alagoas. O prêmio foi concedido pelo Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRNE/SBCS), na categoria de Melhor Dissertação - Divisão III.

Para o diretor do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, o professor Everaldo Moreira conta da satisfação em prestigiar a conquista da discente do PPG em Ciências Agrárias. “É muito gratificante ver o Campus trilhando esse caminho, principalmente por ser ser um local com uma veia de pesquisa muito forte, daqui saem talentos que se destacam em pesquisas de nível nacional ", disse.

De acordo com o professor orientador da pesquisa, professor Cácio Luiz Boechat, coordenador do grupo de pesquisa Monitoramento Ambiental e Recuperação do Solo (GP/MARS), o estudo iniciado em 2016 está sendo realizado em três regiões, dentre elas Maranhão, Piauí e Bahia englobando alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de pós-doutorandos e visa determinar os valores de referência de qualidade (VRQs) para metais pesados em solos. ‘’Apesar do Piauí não ter normatizado seus VRQs para metais até o momento, a pesquisa chega para ajudar a compreender melhor as especificidades e diversidades geoquímicas dos solos piauienses", afirmou.

Segundo a estudante de doutorado, Paula Alves, ao examinar diferentes amostras de terra em áreas agrícolas e urbanas se conseguiu determinar os locais com maior presença de metais e minimizar os riscos nos locais. ‘’Esses resultados que a gente obteve ajudam no gerenciamento de risco ambiental, porque se houver contaminação, é necessário que seja feito o monitoramento dessas áreas e mais estudos para avaliar a contaminação e os riscos à saúde humana ", apontou.

Para a estudante Paula Alves, a pesquisa é de grande relevância, promovendo maior diálogo entre pesquisadores e instituições levando em conta medidas de planejamento ambiental que avaliam potenciais riscos ecológicos e contribuam na qualidade do produto final ao consumidor. ‘’Nossos resultados fornecem informações importantes especialmente em bacias hidrográficas que são unidades de conservação, trazendo segurança para o produtor que tem a garantia de estar produzindo um alimento seguro e sem contaminação’’, disse.

Ainda segundo a doutoranda, a pesquisa analisou os índices de poluição ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia estabelecendo valores de referência para a qualidade e distribuição do solo e avaliando possíveis riscos ecológicos. “Esses valores de referência de metais servem como ferramenta na tomada de decisões pelos, pois os metais em altas concentrações no solo, podem ser absorvidos pelas plantas, o que leva à bioacumulação e à transferência desses metais através da cadeia alimentar apresentando risco para saúde humana”, frisou.

Por último, a estudante enfatizou que a premiação é fruto do empenho e esforço do trabalho em conjunto com o grupo MARS. “É uma honra poder agraciar ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias - PPGCA e a UFPI - CPCE, Bom Jesus com esse prêmio, que reflete o compromisso e dedicação das pessoas que fazem parte dessa comunidade acadêmica”, finalizou.

VIII Reunião Nordestina de Ciência do Solo - O evento reuniu pesquisadores, professores, alunos, produtores e outros profissionais e teve por intuito promover maior interação e troca de experiências. Sua ideia se centra em discutir os aspectos técnicos e científicos do solo, explorando sua relação com diversas disciplinas, com o objetivo de aprimorar o conhecimento e a aplicação dela na área de ciência do solo no nordeste brasileiro.