Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI inaugura Centro de Reabilitação para pacientes com doenças cardiovasculares

Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 15h17

Inauguração_do_centro_de_heabilitação-15.jpg

Inaugurado o Centro de Reabilitação Cardiovascular e Metabólico do HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) inaugurou na manhã desta segunda-feira (30) o Centro de Reabilitação Cardiovascular e Metabólico. O objetivo do novo centro é oferecer cuidados pré e pós-operatórios a pacientes com doenças cardíacas internados na unidade, visando uma recuperação rápida e eficaz.

Inauguração_do_centro_de_heabilitação-12.jpg

Da esquerda para a direita, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e o superintendente do HU-UFPI, Carlos Eduardo Lima

O reitor da UFPI, professor Gildásio Guedes, destacou a relevância da inauguração para o Estado do Piauí, ressaltando que se trata da criação de um serviço clínico de excelência, oferecido de forma gratuita à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Hospital da UFPI é uma referência em atendimento médico em todo o Brasil, além de ser um importante centro de estudo e formação na área da saúde para os profissionais que se qualificam aqui. A inauguração deste centro coroa com êxito as atividades da campanha do Mês do Coração, o Setembro Vermelho, reforçando o investimento na saúde cardíaca a partir do HU", afirmou.

O superintendente do HU-UFPI, professor Carlos Eduardo Lima, explicou que o Centro de Reabilitação Cardiovascular e Metabólico terá uma abordagem multiprofissional, envolvendo cardiologistas, clínicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos. “A reabilitação visa acelerar o tempo de recuperação dos pacientes, reduzindo o período de internação hospitalar e aumentando a sobrevida a longo prazo. Além disso, esperamos reduzir as reinternações, o que terá um impacto muito positivo na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou.

Inauguração_do_centro_de_heabilitação-10.jpg

No centro da foto, a chefe do Setor de Apoio e Diagnóstico Terapêutico, Lais Santos

Lais Santos, chefe do Setor de Apoio e Diagnóstico Terapêutico do HU-UFPI, ressaltou que o novo setor marca um avanço significativo ao implementar um atendimento de reabilitação sistematizado e intensivo, diferente do tratamento mais moderado realizado apenas no leito. Ela destacou ainda a importância do centro para a formação dos estudantes de mestrado e doutorado da UFPI na área da saúde. “Aqui, teremos triagens rigorosas, com critérios de segurança bem definidos, permitindo o estudo de protocolos que exigem maior cuidado. Esse espaço será essencial para a qualificação dos nossos colaboradores em parceria com a Universidade”, declarou.

Além dos pacientes cardíacos, o centro também atenderá pacientes submetidos a cirurgias bariátricas e em tratamento oncológico. O superintendente do HU-UFPI acrescentou que o centro oferecerá uma linha de cuidado contínuo, visando prolongar os benefícios à saúde proporcionados pelo setor. Ele concluiu que o centro também será um ponto de integração com a UFPI, incentivando ações de pesquisa, inovação e extensão.

Inauguração_do_centro_de_heabilitação-13.jpg