Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitoria discute tratativas para reestruturação da Residência de Medicina de Família e Comunidade

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 17h21

Fotos_editadas-11.jpg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria

Na manhã desta sexta-feira (27), foi realizada uma reunião no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para discutir a reestruturação da Residência de Medicina de Família e Comunidade. O encontro contou com a presença de membros da UFPI e do Conselho Regional de Medicina, que debateram o fortalecimento da especialização e a formação de médicos capacitados para a atenção básica no Estado.

Fotos_editadas-1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou a relevância do encontro para a Universidade. “A reunião alegra nossa Universidade, porque saímos daqui com uma equipe somatória ao grupo que já temos de Especialização em Saúde da Família e Comunidade. Saímos daqui com essa equipe, conduzida pela professora Lis Marinho, fortalecendo a residência e caminhamos para frente", destaca.

Fotos_editadas-8.jpg

Coordenadora da Especialização em Saúde da Mulher, Lis Marinho Medeiros

A professora Lis Cardoso Marinho Medeiros, coordenadora da Especialização em Saúde da Mulher, ressaltou a importância do diálogo com a Universidade e o apoio do Conselho Regional de Medicina. “Essa reunião foi muito importante para nossa instituição, pois estreitou nossos laços com a Universidade e estabeleceu um apoio significativo à criação da Sociedade de Medicina de Família e Comunidade no Estado, com o respaldo do Conselho Regional de Medicina. Além disso, discutimos a oferta de um curso de residência em medicina de família e comunidade, visando formar médicos capacitados para a atenção básica, fortalecendo ainda mais essa parceria”, ressaltou.

Fotos_editadas-2.jpg

Professor Leonardo Cançado Monteiro Savassi

O professor Leonardo Cançado Monteiro Savassi, também presente no evento, enfatizou a missão de apoiar a criação da sociedade estadual e o desenvolvimento da residência. “Buscamos, com esta reunião, apoiar os processos de criação, desenvolvimento e qualificação da residência em medicina de família e comunidade, demonstrando que é fundamental. Mas também temos a missão de conhecer os médicos de família da região e incentivar a criação da sociedade estadual, que ainda não existe no Piauí. O estado é estratégico e de grande importância para nós, e desejamos muito ver essa sociedade se concretizar”, conclui.

Na ocasião, estiveram presentes a coordenadora da Especialização em Saúde da Mulher, a coordenadora do curso de Medicina de Picos, Patrícia Batista; o professor do curso de Medicina de Picos, Aldemes Barroso da Silva; representando o superintendente do HU-UFPI, Lia Damásio; o diretor do Departamento de Graduação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Ugo Caramori; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), João Araújo Moura Fé; a docente da UNA-SUS/UFPI, professora Salete Cipriano; os avaliadores e membros da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Leonardo Cançado Monteiro Savassi e Larissa Bordalo de Figueiredo Pinto; além de demais representantes da comunidade acadêmica da UFPI.

A reunião marcou mais um passo no avanço da formação médica no Piauí, fortalecendo a saúde pública e ampliando a atenção básica para o público externo à Instituição.