Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI intensifica uso de Tecnologias da Informação e avança na digitalização de processos acadêmicos

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 10h37

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

Com o intuito de diminuir a burocracia e facilitar o acesso à informação, a Universidade Federal do Piauí tem se dedicado em favor do avanço da digitalização para a emissão de documentos acadêmicos. Desde março de 2023, seguindo as determinações do Ministério da Educação, a UFPI emerge entre as primeiras instituições de ensino superior a realizar exclusivamente a expedição do Diploma Digital. Dessa forma, o processo tornou-se mais rápido e facilitou a vida dos discentes.

Na época, a iniciativa foi resultado do esforço conjunto da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), Diretoria de Administração Acadêmica (DAA) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), tendo diminuído em cerca de um terço o tempo para que os formandos recebessem os certificados. Recentemente, a Instituição deu mais passos em direção a simplificar os procedimentos com o uso da tecnologia. Dando continuidade às ações efetivadas, o currículo e o histórico passam a ser digitais. Desde o dia 16 de setembro, esses documentos podem ser acessados por meio do portal do discente, mesmo após o desligamento dos mesmos pela conclusão do curso, sendo utilizados para comprovar a conclusão de todas as exigências do Projeto Pedagógica do Curso (PPC) por parte do estudante.

WhatsApp_Image_2024-09-27_at_10.07.24.jpeg

Analista de Tecnologia da Informação, Kannya Leal Araújo, ao lado de profissionais da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI)

De acordo com Kannya Leal Araújo, analista de Tecnologia da Informação na STI, há diferentes históricos: o parcial e o final. O primeiro pode ser emitido a qualquer momento, uma vez que o aluno tenha concluído alguma parte da carga horária integralmente. Já o segundo é expedido junto ao diploma, apenas para quem concluiu a graduação. A princípio, a maior diferença entre o antigo e o atual documento são os nomes de docentes que ministraram as matérias e suas respectivas formação. Dessa maneira, a vida do estudante e da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA/PREG) é facilitada, devido a diminuição da demanda, pois, muitas vezes, havia a necessidade da emissão de novos documentos para o complemento de informações.

Ela explicou mais a fundo as alterações feitas e seus benefícios. “A emissão dos documentos digitais permite a desburocratização e consequentemente economia de tempo e custos do serviço de registro e emissão do Diploma para a UFPI, pois tudo é realizado na forma digital, e tem a mesma validade jurídica do documento físico”, elucidou.

Além disso, as mudanças tecnológicas também ajudam na segurança, coibindo fraudes já que o histórico passa a ser confrontado com o currículo. As assinaturas são realizadas com o certificado digital ICP-Brasil, estando em conformidade com o Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais.