Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Turismo da UFPI oportuniza formação com foco em sustentabilidade, inovação e inclusão

Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 10h22

WhatsApp_Image_2024-09-26_at_10.41.07.jpeg

O Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, é uma data especial para a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que por meio do curso de Bacharelado em Turismo do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), reafirma seu compromisso com a formação de profissionais capacitados para os desafios atuais do setor. Sob a coordenação da professora Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco, o curso tem se destacado por promover a conscientização sobre o turismo sustentável, além de incentivar o uso de inovações tecnológicas aplicadas ao turismo.

PROFESSORA_TURISMO-3.jpg

Coordenadora do curso de Turismo do CEAD/UFPI, professora Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco

O apoio constante da UFPI é um fator fundamental para o sucesso dessa formação, que alia teoria, prática, sustentabilidade e inovação. "Nosso curso prepara o futuro profissional para atuar sob a ótica da Inovação, Sustentabilidade e Inclusão", destaca a coordenadora.

Educação voltada para o turismo sustentável e inovador

A preocupação com o meio ambiente e as culturas locais é um dos pilares do Curso de Turismo do CEAD/UFPI. O compromisso com o turismo sustentável, que busca integrar o desenvolvimento econômico ao respeito pelas comunidades e recursos naturais, está presente em todas as atividades propostas aos alunos. "Nosso curso tem uma prática muito ativa na realização de eventos, onde os alunos participam de vivências que discutem tendências, desafios e oportunidades no turismo sustentável", explica a professora Regina Rêgo.

Eventos como o 1º TURIS – Jornada de Turismo, Inovação e Sustentabilidade, são exemplos desse compromisso. Realizado em Bom Jesus, o evento trouxe para o debate temas como práticas inovadoras e sustentáveis no turismo, incentivando a adoção de soluções que respeitem o meio ambiente e valorizem o patrimônio cultural do estado.

A inovação também é um ponto central na formação dos futuros turismólogos da UFPI. Com o avanço das tecnologias digitais, o curso tem incorporado, em suas disciplinas, o uso de ferramentas digitais para marketing, gestão de destinos e experiências turísticas. "Estamos preparando nossos alunos para o turismo digital, integrando tecnologias que são cada vez mais exigidas pelo mercado", reforça a coordenadora.

Iniciativas para fortalecer o turismo local

O CEAD/UFPI desenvolve uma série de projetos de pesquisa e extensão que promovem a interação entre estudantes, docentes e o turismo local. Essas iniciativas possibilitam uma formação prática e imersiva, em que os alunos têm a oportunidade de identificar o potencial turístico dos polos onde o curso é ofertado, além de contribuir para o desenvolvimento de roteiros turísticos do Piauí.

"Através desses projetos, conseguimos identificar rotas fora do mapa turístico tradicional, o que fomenta as potencialidades do nosso estado. Promovemos eventos e jornadas acadêmicas que acontecem regularmente, proporcionando momentos de troca de conhecimentos entre discentes, docentes e profissionais atuantes no setor", comenta.

Esses eventos, além de fortalecerem o aprendizado prático dos alunos, incentivam a criação de redes de contato entre os profissionais do turismo, gerando oportunidades futuras. Entre as ações de destaque, estão a "Imersão Hoteleira" realizada em Luís Correia, e o projeto "Destinos Fora do Mapa", que teve sua primeira edição em Esperantina, e revelou locais com grande potencial turístico ainda não explorados comercialmente.

Além disso, o curso promoveu o "Rotas do Conhecimento", um evento realizado em polos como Bom Jesus, Oeiras, Luís Correia e Castelo do Piauí, reforçando a atuação direta dos alunos na construção de novos roteiros turísticos para o estado. Esses eventos mostram o quanto o curso vai além das salas de aula, explorando na prática o potencial turístico do Piauí.

Comemorações do Dia Mundial do Turismo 2024

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo em 2024, o curso de Turismo do CEAD/UFPI organizou uma programação especial que ocorrerá nos dias 27 e 28 de setembro, em Castelo do Piauí.

O evento contará com palestras sobre as "Tendências do Turismo no Brasil e no Mundo", além de um workshop sobre "Digital Mídia".

A programação se encerrará com uma visita guiada à Pedra do Castelo, um dos maiores patrimônios naturais do Piauí. "Essa visita será uma imersão na história desse local de beleza singular, que tem grande relevância para o turismo local", comenta a professora Regina Pacheco. A iniciativa visa não apenas celebrar a data, mas também destacar a importância de se conhecer e valorizar os patrimônios culturais e naturais do estado.

O Curso: uma formação que combina teoria e prática

Desde sua criação em 2020, o Curso de Bacharelado em Turismo do CEAD/UFPI tem se destacado por oferecer uma formação sólida, que integra teoria e prática de maneira eficaz. Com polos em Luís Correia, Esperantina, Castelo do Piauí, Oeiras e Bom Jesus, o curso tem atualmente 210 alunos ativos, que se beneficiam de uma formação voltada para as demandas do mercado contemporâneo.

"A UFPI, por meio do CEAD, tem nos apoiado continuamente na promoção de eventos e na execução de projetos de pesquisa e extensão, o que enriquece muito a formação dos nossos alunos", afirma Regina Pacheco. Recentemente, a primeira turma do curso colou grau em 2023.

Com polos em várias regiões do Piauí, o curso de Turismo do CEAD/UFPI reafirma seu compromisso com a qualidade da educação oferecida, preparando profissionais capacitados para enfrentar os desafios do turismo contemporâneo, sempre com foco em inovação, sustentabilidade, inclusão e apoiando o crescimento do turismo no estado do Piauí, promovendo ações que valorizam suas riquezas naturais e culturais.