UFPI reforça apoio à saúde mental e valorização da vida em ações do Setembro Amarelo

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

A campanha Setembro Amarelo foi integrada ao calendário nacional de campanhas em 2013, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Seu principal objetivo é conscientizar sobre a importância da vida e a prevenção ao suicídio.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), como parte desse movimento, realiza ações específicas no mês dedicado à campanha, e também promove atividades permanentes de apoio à saúde mental, voltadas para estudantes e servidores da Instituição.

SINESPP24-13_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destaca o compromisso constante da Universidade com a valorização da vida. “Nós estamos sempre trabalhando para cuidar dos nossos alunos, docentes, técnico-administrativos e colaboradores. Apoiamos as campanhas governamentais, privadas e das associações, de forma que a Universidade nunca está ausente. A campanha Setembro Amarelo já faz parte do nosso roteiro, é tradicional a promoção dessas atividades, já que a Universidade é um espaço aberto a tudo que contribua para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, afirma.

sapspraec 2

Psicóloga da PRAEC, Izabelly Abreu. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Izabelly Abreu, psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC) e uma das organizadoras do movimento na UFPI, explica que a Semana de Saúde Mental vai além da prevenção ao suicídio. “Pensamos o evento com o tema central voltado aos cuidados em saúde mental no ensino superior, com a perspectiva de promoção da vida e, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias para cuidar da saúde mental”, ressalta.

Izabelly também destaca que estudos recentes evidenciam a importância da saúde mental para o bem-estar e o sucesso acadêmico. “O evento teve como proposta principal mostrar à comunidade acadêmica que é possível promover o cuidado com a saúde mental sob diferentes perspectivas”, acrescenta.

Ações da PRAEC

1.jpeg

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), em parceria com o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), realizou o evento “Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior”, direcionado à comunidade acadêmica da UFPI. O objetivo foi ressaltar a importância do bem-estar psicológico no ambiente universitário e apresentar diferentes formas de cuidado em saúde mental.

O SAPSI é um serviço de psicologia escolar e educacional que promove ações voltadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir para o processo educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para a campanha Setembro Amarelo 2024, a equipe do SAPSI preparou uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas e atividades físicas.

Ações da SRH

WhatsApp_Image_2024-09-25_at_10.28.47_1.jpeg

Evento realizado pela SRH/UFPI

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da UFPI promoveu um evento em alusão ao Setembro Amarelo, com atividades organizadas pela Coordenação de Atenção ao Servidor. O evento, realizado ao ar livre em frente à Prefeitura Universitária, buscou promover a conexão com a natureza e incentivar a socialização entre os servidores.

Durante o evento, houve o plantio de mudas de ipê, inaugurando o “Jardim das Emoções”, uma instalação cultural e eco-sustentável destinada à comunidade acadêmica. Também ocorreram performances artísticas e uma apresentação musical com o violinista David Prado e o pianista Luciano Azevedo, ambos servidores técnicos em música da UFPI.

IPE_SRH-14.jpg

Momento de plantio de mudas de Ypê

Ações do CTT

WhatsApp_Image_2024-09-26_at_17.08.08.jpeg

Atividade do Setembro Amarelo do CTT/UFPI

O evento “Um encontro para florescer”, parte do projeto de extensão “Fala, que eu te escuto!”, coordenado pela professora Natália Marinelli, foi realizado no auditório do CTT/UFPI e reuniu professores e alunos dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Enfermagem. 

O encontro contou com apresentações artísticas dos estudantes e uma palestra da psicóloga Sara Damasceno. O evento foi marcado por dinâmicas envolventes e reflexões, promovendo um intercâmbio de ideias entre os participantes.

Ações da Biblioteca Comunitária

WhatsApp_Image_2024-09-19_at_17.37.21.jpeg

Exposição de livros com temática da campanha

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI (BCCB/UFPI) também participou das atividades da campanha Setembro Amarelo 2024. A primeira ação foi uma exposição de livros sobre a valorização da vida e temas relacionados. Em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, foi realizada a oficina “Up no Visual”, voltada para os estudantes da educação especial, promovendo a autoestima e o autocuidado.

Ações do HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou o I Simpósio de Promoção do Cuidado em Saúde Mental, aberto ao público. Além do simpósio, o hospital promoveu ações itinerantes nos postos de internação e no ambulatório durante todo o mês de setembro. O evento teve o apoio da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI.

O simpósio visou fomentar o diálogo entre a academia, o hospital e o público sobre temas relevantes à saúde mental. A programação incluiu oficinas, palestras e rodas de conversa com professores, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, abordando a prevenção ao suicídio e a saúde mental de forma ampla.