Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI reforça apoio à saúde mental e valorização da vida em ações do Setembro Amarelo

Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 17h10

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

A campanha Setembro Amarelo foi integrada ao calendário nacional de campanhas em 2013, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Seu principal objetivo é conscientizar sobre a importância da vida e a prevenção ao suicídio.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), como parte desse movimento, realiza ações específicas no mês dedicado à campanha, e também promove atividades permanentes de apoio à saúde mental, voltadas para estudantes e servidores da Instituição.

SINESPP24-13_1.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes. Foto: Arquivo SCS/UFPI

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destaca o compromisso constante da Universidade com a valorização da vida. “Nós estamos sempre trabalhando para cuidar dos nossos alunos, docentes, técnico-administrativos e colaboradores. Apoiamos as campanhas governamentais, privadas e das associações, de forma que a Universidade nunca está ausente. A campanha Setembro Amarelo já faz parte do nosso roteiro, é tradicional a promoção dessas atividades, já que a Universidade é um espaço aberto a tudo que contribua para a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, afirma.

sapspraec 2

Psicóloga da PRAEC, Izabelly Abreu. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Izabelly Abreu, psicóloga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC) e uma das organizadoras do movimento na UFPI, explica que a Semana de Saúde Mental vai além da prevenção ao suicídio. “Pensamos o evento com o tema central voltado aos cuidados em saúde mental no ensino superior, com a perspectiva de promoção da vida e, consequentemente, o desenvolvimento de estratégias para cuidar da saúde mental”, ressalta.

Izabelly também destaca que estudos recentes evidenciam a importância da saúde mental para o bem-estar e o sucesso acadêmico. “O evento teve como proposta principal mostrar à comunidade acadêmica que é possível promover o cuidado com a saúde mental sob diferentes perspectivas”, acrescenta.

Ações da PRAEC

1.jpeg

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), em parceria com o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI) e o Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), realizou o evento “Tecendo Cuidados em Saúde Mental no Ensino Superior”, direcionado à comunidade acadêmica da UFPI. O objetivo foi ressaltar a importância do bem-estar psicológico no ambiente universitário e apresentar diferentes formas de cuidado em saúde mental.

O SAPSI é um serviço de psicologia escolar e educacional que promove ações voltadas à comunidade universitária, com a finalidade de contribuir para o processo educacional e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para a campanha Setembro Amarelo 2024, a equipe do SAPSI preparou uma série de atividades, incluindo palestras, oficinas e atividades físicas.

Ações da SRH

WhatsApp_Image_2024-09-25_at_10.28.47_1.jpeg

Evento realizado pela SRH/UFPI

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da UFPI promoveu um evento em alusão ao Setembro Amarelo, com atividades organizadas pela Coordenação de Atenção ao Servidor. O evento, realizado ao ar livre em frente à Prefeitura Universitária, buscou promover a conexão com a natureza e incentivar a socialização entre os servidores.

Durante o evento, houve o plantio de mudas de ipê, inaugurando o “Jardim das Emoções”, uma instalação cultural e eco-sustentável destinada à comunidade acadêmica. Também ocorreram performances artísticas e uma apresentação musical com o violinista David Prado e o pianista Luciano Azevedo, ambos servidores técnicos em música da UFPI.

IPE_SRH-14.jpg

Momento de plantio de mudas de Ypê

Ações do CTT

WhatsApp_Image_2024-09-26_at_17.08.08.jpeg

Atividade do Setembro Amarelo do CTT/UFPI

O evento “Um encontro para florescer”, parte do projeto de extensão “Fala, que eu te escuto!”, coordenado pela professora Natália Marinelli, foi realizado no auditório do CTT/UFPI e reuniu professores e alunos dos cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Enfermagem.

O encontro contou com apresentações artísticas dos estudantes e uma palestra da psicóloga Sara Damasceno. O evento foi marcado por dinâmicas envolventes e reflexões, promovendo um intercâmbio de ideias entre os participantes.

Ações da Biblioteca Comunitária

WhatsApp_Image_2024-09-19_at_17.37.21.jpeg

Exposição de livros com temática da campanha

A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI (BCCB/UFPI) também participou das atividades da campanha Setembro Amarelo 2024. A primeira ação foi uma exposição de livros sobre a valorização da vida e temas relacionados. Em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, foi realizada a oficina “Up no Visual”, voltada para os estudantes da educação especial, promovendo a autoestima e o autocuidado.

Ações do HU-UFPI

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realizou o I Simpósio de Promoção do Cuidado em Saúde Mental, aberto ao público. Além do simpósio, o hospital promoveu ações itinerantes nos postos de internação e no ambulatório durante todo o mês de setembro. O evento teve o apoio da Superintendência de Recursos Humanos da UFPI.

O simpósio visou fomentar o diálogo entre a academia, o hospital e o público sobre temas relevantes à saúde mental. A programação incluiu oficinas, palestras e rodas de conversa com professores, psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais, abordando a prevenção ao suicídio e a saúde mental de forma ampla.